Publicidade

Risdiplam: SUS terá novo medicamento para tratamento de AME

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Março de 2022 às 10h43

Link copiado!

aleksandarlittlewolf/Freepik
aleksandarlittlewolf/Freepik

Recomendado para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), o medicamento risdiplam deve ser incluído na lista de remédios do Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos seis meses. A previsão do Ministério da Saúde é que a fórmula seja disponibilizada aos pacientes brasileiros em até 180 dias.

A portaria da Saúde que tornou pública a decisão de incorporar o risdiplam no SUS foi publicada na segunda-feira (14). De acordo com o texto, a medicação será receitada para o tratamento de AME tipo I e II.

Continua após a publicidade

Risdiplam e AME

Vale explicar que AME é uma doença rara e passada de pais para filhos. A condição degenerativa interfere na capacidade do corpo em produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores — aqueles que são responsáveis pelos gestos voluntários vitais do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Com a doença, a pessoa começa a atrofiar, de forma progressiva, a musculatura e isto dificulta a movimentação do paciente. De forma geral, a doença pode acometer bebês, crianças e adultos. No entanto, os casos mais graves são diagnosticados em bebês com menos de seis meses. Neste público, a doença recebe o nome de AME do tipo 1. No total, a doença pode ir do tipo 0 (antes do nascimento) até o IV (segunda ou terceira década de vida).

Remédios disponíveis no SUS

Continua após a publicidade

Com a decisão da Saúde, o risdiplam poderá ser prescrito no SUS para pacientes com AME do tipo I e II. No entanto, o medicamento não deverá ser usado para o tratamento da AME do tipo III. Além deste remédio, já está disponível o spinraza.

Vale salientar que, por enquanto, o medicamento zolgensma ainda não foi incorporado ao SUS. Desde agosto de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso da medicação contra a AME. A fórmula é considerada um dos medicamentos mais caros do mundo e custa aproximadamente R$ 12 milhões.

Fonte: Ministério da Saúde e Agência Brasília