Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Risco no Teflon pode liberar milhares de partículas de microplásticos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Novembro de 2022 às 11h33

Link copiado!

garloon/envato
garloon/envato

Uma nova pesquisa publicada na revista Science of The Total Environment traz à tona uma preocupação: pequenas partículas de plástico podem se infiltrar nos alimentos, graças ao teflon das panelas. Segundo os autores, apenas uma rachadura no material pode liberar mais de 9 mil partículas.

Panelas e frigideiras antiaderentes cobertas com Teflon perdem gradualmente o revestimento à medida que são usadas e lavadas, o que pode ser um problema durante o preparo das refeições. A nova pesquisa nos dá um forte aviso de que é preciso ter cuidado ao selecionar e usar utensílios de cozinha para evitar a contaminação dos alimentos.

Na tentativa de avaliar o risco, a equipe usou uma técnica para identificar os microplásticos e nanoplásticos em um revestimento de Teflon em nível molecular por meio de espalhamento de fótons. Eles também aplicaram algoritmos personalizados para calcular quanto desse revestimento poderia se soltar e chegar aos alimentos.

Continua após a publicidade

O Teflon (ou politetrafluoretileno) está na família dos produtos químicos "eternos", que permanecem no meio ambiente e têm sido associadas a uma variedade de problemas de saúde, despertando uma grande preocupação entre os especialistas.

Embora ainda haja dúvidas sobre o quão comum e perigosa essa liberação de microplásticos e nanoplásticos pode ser, os pesquisadores pretendem conduzir mais investigações sobre os possíveis efeitos de contaminação durante o cozimento.

Pode ser que panelas e frigideiras mais antigas devam ser colocadas fora de uso após um certo tempo ou que os revestimentos de Teflon possam ser mais resistentes ao desgaste pelo qual passam enquanto são lavados e usados. Resta esperar para ver o que os próximos estudos dizem.

Continua após a publicidade

Fonte: Science of The Total Environment via Science Alert