Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Resultados da vacina de Oxford podem sair antes do Natal

Por| 04 de Novembro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Thirdman/Pexels
Thirdman/Pexels

O mundo todo está esperando o momento em que, finalmente, todos seremos vacinados contra o coronavírus. Porém, o passo que vai anteceder esse objetivo ainda é descobrir a eficácia das doses. Felizmente, podemos ter notícias sobre a potência da vacina da Universidade de Oxford contra a COVID-19 ainda neste ano, segundo Andrew Pollard, investigador chefe da pesquisa.

"Estou otimista que podemos chegar a esse ponto antes do final deste ano", conta Pollard, dizendo ainda que há uma pequena chance de que os resultados sejam divulgados ainda antes do Natal. Em entrevista recente à BBC, Kate Bingham, chefe do Vaccine Taskforce, esforço de implementação da vacina no Reino Unido e no mundo, contou que há uma possibilidade de que o lançamento de qualquer vacina já comprovada aconteça antes do fim do ano, mas que o cenário mais realístico é para o início do ano que vem.

Continua após a publicidade

Mas em um artigo escrito para o site da revista The Lancet, Bingham foi ainda mais realista, dizendo que também há a chance de nem sequer termos uma vacina, e que é importante estarmos protegidos contra o excesso de otimismo. "A primeira geração de vacinas pode ser imperfeita e nós devemos nos preparar para que ela talvez não previna a infecção, mas reduza os sintomas e, mesmo assim, possa não funcionar para todo mundo ou por muito tempo", afirmou.

Bingham diz ainda que o Vaccine Taskforce reconhece que muitas (ou todas) as vacinas podem falhar e que o foco vem sendo na estimulação de respostas imunológicas na população que possui mais de 65 anos. Além disso, a capacidade de fabricação global de vacinas é altamente inadequada para as bilhões de doses necessárias.

 

Fonte: The Guardian