Reprodução de sons durante o sono pode fortalecer ou enfraquecer memórias
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Segundo um novo estudo da revista Learning & Memory, ouvir determinados sons durante o sono pode fortalecer algumas memórias e enfraquecer outras. A expectativa dos cientistas com essa descoberta é o desenvolvimento de terapias que possam ajudar as pessoas a deixar para trás memórias traumáticas.
- Dormir muito ou pouco pode resultar em doenças neurológicas e psiquiátricas
- Afinal, o que é sono profundo? Estudo questiona nossa percepção sobre ele
Para o estudo, 29 participantes viram pares de palavras na tela do computador, resultando em 120 associações. À medida que os pares piscavam, os participantes ouviam as palavras em voz alta. Eles passaram uma noite no laboratório, e assim que entraram em um estado de sono específico (conforme julgado por eletrodos colocados em suas cabeças), ouviram áudio de 30 palavras.
A equipe testou os participantes novamente no dia seguinte, e os resultados revelam que a capacidade dos participantes de lembrar determinadas palavras aumenta, se o áudio for reproduzido durante o sono. A equipe descobriu que os efeitos estavam presentes apenas quando os pares não foram testados antes do sono.
“O que estamos fazendo aqui é essencialmente criar uma situação em que há duas memórias concorrentes, e essa interferência está levando ao esquecimento de uma dessas memórias”, apontam os pesquisadores.
No entanto, a equipe reconhece que ainda deve haver estudos pela frente até que se aproveita de reprodução de sons durante o sono para enfraquecer memórias traumáticas. “Há muitos passos que precisamos dar para ver se podemos realmente induzir esse esquecimento”, finalizam os autores do estudo.
Fonte: The Guardian