Receptor do cérebro pode ser o segredo para futuros tratamentos contra depressão

Receptor do cérebro pode ser o segredo para futuros tratamentos contra depressão

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 19 de Novembro de 2021 às 13h50
RossHelen

Um estudo publicado nesta quinta-feira (18) na revista científica Science descobriu a relação entre a depressão e um receptor do cérebro chamado GPR158. Conduzido por cientistas da Columbia University (EUA) e do Indian Institute of Technology in Kanpur (Índia), o artigo sugere que bloquear esse receptor pode servir como uma estratégia para o tratamento de vários transtornos mentais.

Para definir essa relação, os pesquisadores se concentraram em mapear todo o receptor GPR158, avulso e quando ligado a um grupo de proteínas. Eles notaram que quando os níveis desse receptor foram drasticamente elevados em camundongos, o resultado foi um comportamento semelhante ao da depressão, enquanto a eliminação da atividade do receptor levou a um resultado oposto.

Desvendar receptor cerebral pode ajudar a combater depressão (Imagem: Martemyanov et al., 2021)

O estudo contou com uma técnica chamada microscopia eletrônica criogênica, em que se utiliza feixe de elétrons em vez de luz para criar as imagens de proteínas a frio. O comprimento de onda mais curto dos elétrons em comparação com a luz permitiu visualizar as amostras. O próximo desafio desse grupo de pesquisadores é usar as informações coletadas da estrutura do GPR158 para desenvolver uma terapia que bloqueie o receptor, combatendo assim a depressão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Fonte: Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.