Publicidade

Queiroga considera CoronaVac para vacinação infantil: "Vamos liderar o ranking"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Janeiro de 2022 às 13h05

Link copiado!

Davidpereiras/Envato Elements
Davidpereiras/Envato Elements

Brasil deve liderar ranking de vacinação infantil contra a covid-19. Pelo menos, esse é o palpite do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Nesta terça (11), ele expôs uma visão otimista diante do posicionamento do país nessa lista mundial, e aproveitou para falar sobre a CoronaVac, que tem sido considerada como uma alternativa para o público infantil, que até então conta apenas com o imunizante da Pfizer.

"Com a capacidade do nosso sistema de saúde, vamos liderar o ranking de vacinação infantil como estamos liderando o ranking de maneira geral", afirmou o Ministro. Na ocasião, mencionou que o índice de imunização de crianças em determinados países, como Israel e Canadá — que começaram a imunização em novembro de 2021 — é considerado baixo.

Mais de 20 milhões de doses da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos já foram encomendadas pelo Ministério da Saúde para o primeiro trimestre de 2022. Na última segunda (10), a pasta anunciou que a farmacêutica antecipou 600 mil doses para o mês de janeiro. A expectativa é que o primeiro lote chegue na quinta (13), e a vacinação infantil tenha início na sexta-feira (14).

Continua após a publicidade

CoronaVac para vacinação infantil

Segundo o Ministro, a Coronavac pode ser considerada para a imunização infantil, caso seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): "Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa podem ser consideradas para o plano de operacionalização da vacinação contra a covid-19. Se a Anvisa aprovar, o ministério vai ver as condições de aprovação e liberar o imunizante para a população brasileira". apontou.

No entanto, o posicionamento inicial do Ministério da Saúde foi exigir receita médica para que as crianças tivessem acesso à vacina. A pasta conduziu uma consultoria pública sobre o assunto, mas o voto da maioria foi justamente para que não houvesse essa exigência.

Continua após a publicidade

Fonte: UOL