Publicidade

Qual é a diferença entre nebulizador e inalador?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Maio de 2022 às 15h00

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Para o tratamento de doenças respiratórias, é bastante comum recorrer a um nebulizador ou a um inalador. Ambos os dispositivos de saúde são adotados para levar medicamentos para os pulmões. A diferença está em suas estruturas, já que o nebulizador tem um compressor e implica no uso de uma máscara. Enquanto isso, o inalador é bem representado pela bombinha da asma.

Popularmente, o nebulizador também é conhecido como inalador, mas não são exatamente a mesma coisa. Embora ambos permitam a inalação de medicamentos, os equipamentos têm nomes e estrutura diferentes, como veremos a seguir.

O que é nebulizador?

Continua após a publicidade

O nebulizador pode ser encontrado tanto em hospitais quanto nas versões domésticas. Segundo a Cleveland Clinic, os nebulizadores podem ser definidos como equipamentos de saúde que "usam compressores e exigem tomadas elétricas para funcionar". No entanto, algumas versões já podem ser recarregáveis.

Para o paciente, o nebulizador fornece medicamentos na forma de aerossóis, o que "adiciona" umidade e ajuda a controlar seus sintomas respiratórios. Para ser mais específico, o remédio (em estado líquido) é transformado em um vapor gelado (na forma de aerossol ou névoa) e, em seguida, pode ser inalado com o uso da máscara, acoplada ou não a uma espécie de mangueira conhecida como traqueia.

Quando usar um nebulizador?

Continua após a publicidade

"Os medicamentos [adicionados no nebulizador] e a umidade ajudam a controlar problemas respiratórios, como chiado no peito, e ajudam a soltar as secreções pulmonares", explica a Cleveland Clinic. Basicamente, são usados para o tratamento de doenças temporárias, como resfriados, gripes e inflamações, e para amenizar alguns sintomas, como tosse, espirros e nariz entupido.

Em determinadas ocasiões, o uso do nebulizador pode substituir o de alguns inaladores, caso esta seja uma orientação médica.

O que é inalador?

Continua após a publicidade

Em resumo, o inalador é um dispositivo médico que é prescrito para a administração de medicamentos, através dos pulmões. Dependendo da forma em que o remédio está no seu interior — líquido ou em pó —, ele recebe um nome diferente. Aqui, o uso depende exclusivamente da indicação médica e, normalmente, é de uso contínuo ou mais regular que o dos nebulizadores.

Diferentes tipos de inalador

Entre os tipos mais comuns, está o inalador dosimetrado (MDI ou metered dose inhaler). O funcionamento dele se parece com o de uma latinha de aerossol, já que basta apertá-la para o que o remédio seja disparado, na medida exata, dentro da boca do paciente. Tecnicamente, a Cleveland Clinic explica que o MDI é composto por "um recipiente pressurizado de medicamento com um suporte de plástico com um bocal".

Outra opção é o inalador de pó seco (DPI ou dry powder inhaler). A diferença entre o MDI é que o medicamento está em forma de pó e estas partículas sólidas é que serão inaladas pela boca do usuário.

Continua após a publicidade

Quando usar um inalador?

O uso dos inaladores está associado com doenças respiratórias mais persistentes ou crônicas, como a asma e a bronquite. Além disso, pode ser usado por pacientes que sofrem com alergias constantes.

Qual a diferença entre nebulizador e inalador?

Apesar dos dois tipos de dispositivos serem muito confundidos, são duas as principais diferenças. Na parte da estrutura, o nebulizador se parece mais com uma "máquina", já que depende de um compressor, uma máscara e de uma fonte de energia. Agora, o inalador é mais "simples" e tende a ser bem menor, cabendo na palma da mão.

Continua após a publicidade

Outro ponto é a questão do uso. Teoricamente, o nebulizador pode ser usado inúmeras vezes, desde que seja bem conservado e que tenha o medicamento reposto em cada sessão. Do outro lado, o inalador tem um número pré-definido de vezes que pode ser acionado. Normalmente, este número está detalhado na sua receita e, após tal período, deve ser descartado.

Fonte: Cleveland Clinic (1) e (2)