Promoções em apps de delivery podem estimular hábitos mais saudáveis
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Segundo um estudo apresentado no European Congress on Obesity (ECO) na quarta-feira (17), quando apps de delivery colocam alimentos de baixa caloria em promoção, isso pode estimular os consumidores a aderir a hábitos mais saudáveis.
Para chegar a essa descoberta, o estudo contou com dados de 23 mil adultos do Reino Unido. Os pesquisadores afirmam que opções mais saudáveis em promoção têm potencial para reduzir o excesso médio de calorias dos pedidos em 2 a 15%.
O estudo, feito no Reino Unido, apontou que no país cerca de 25 milhões de adultos usam aplicativos de entrega, como UberEats, mas apenas 9% dos pratos contêm menos de 600 calorias por refeição, e cerca de metade (47%) das refeições tinham pelo menos 1.000 calorias ou mais.
O artigo também alerta que o consumo de comida para viagem e entrega tem sido associado a maior ingestão de energia e maior índice de massa corporal (IMC).
Para o estudo, os pesquisadores desenvolveram um app simulado. Nele, os participantes foram solicitados a escolher uma refeição para si mesmos, como fariam na vida real. Os participantes que usaram o aplicativo pediram refeições que continham, em média, 1.382 calorias.
Em seguida, os pesquisadores reestruturaram o app para que alimentos e restaurantes com opções menos calóricas ficassem em evidência, como se estivessem na promoção, e isso levou a uma redução média de 15% nas calorias das refeições.
A importância de uma alimentação saudável
Já está claro para a ciência que a alimentação saudável é a chave para a qualidade de vida. Segundo um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, consumir alimentos saudáveis pode reduzir em quase 20% o risco de morte prematura.
Além disso, segundo um estudo norueguês publicado na revista científica Plos Medicine, aderir a uma alimentação saudável pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 13 anos.
Fonte: EurekAlert!