Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prefeitura do Rio vai lançar app para notificação e informações sobre a COVID-19

Por| 05 de Janeiro de 2021 às 17h20

Link copiado!

outsideclick/Pixabay
outsideclick/Pixabay

A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou uma nova estratégia para combater a COVID-19, usando a tecnologia como aliada. Entre medidas de vacinação, abertura de novos leitos de internação, ampliação no diagnóstico da doença e a abertura do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE) COVID-19 RIO, a cidade irá lançar um aplicativo para que a própria população faça autonotificação de casos.

Eduardo Paes, prefeito da cidade, diz que o objetivo do projeto é criar uma integração nas ações de combate à doença entre o governo e a prefeitura. Com o aplicativo, que deve ser lançado nas próximas semanas, a pessoa irá informar seus dados de localização para começar a explorar os recursos. Inserindo o bairro, o usuário começa a visualizar mapas de risco da doença, e com o endereço completo será possível verificar médicos e agentes de saúde próximos para descobrir onde poderá ser atendido.

Continua após a publicidade

Com os dados dos usuários inseridos no app, são geradas informações de risco de cada paciente, algo crucial para que a prefeitura consiga fazer o acompanhamento dos casos, seja na forma mais leve ou mais grave da doença. O usuário pode ainda indicar os sintomas que vem experienciando nos últimos 14 dias e contar se as pessoas com quem convive estão passando pela mesma situação.

José Carlos Prado Júnior, subsecretário geral da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e responsável pelo projeto, conta que as informações enviadas pelos usuários são direcionadas a um banco de dados da prefeitura. "O médico ou o enfermeiro deve ligar para acompanhar a evolução do paciente. Aqueles com maior risco de saúde terão um acompanhamento mais frequente para que a gente possa direcioná-lo para um atendimento de urgência, se necessário. Mas o aplicativo também funcionará para oferecermos as melhores informações sobre a doença e como tratá-la", explica.

Ainda não foi divulgada a data de lançamento do aplicativo.

Fonte: Prefeitura do Rio, Mobile Time