Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que você não deve cortar apenas a parte mofada de um alimento?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Maio de 2022 às 10h18

Link copiado!

Nancy Hughes/Unsplash
Nancy Hughes/Unsplash

Muito provavelmente, você já se deparou com uma fruta embolorada, esquecida na gaveta da geladeira, ou ainda com uma fatia de pão de forma mofada. Para não perder o alimento, é costume cortar somente a parte estragada. No entanto, especialistas apontam para os riscos do hábito, já que os fungos produzem substâncias tóxicas para os humanos.

Vale explicar que o mofo é um tipo de fungo filamentoso — marcado pela existências das hifas, ou seja, seus filamentos — e este se desenvolve em diferentes tipos de matérias orgânicas. Além do tradicional bolor verde, o mofo pode aparecer em outras cores, como azul, vermelho ou branco, dependendo das suas características.

Continua após a publicidade

Por que não descartar apenas a parte mofada do alimento?

O problema é que, quando o fungo é visível em alguma parte de uma maçã, muito provavelmente, ele já se alastrou por toda a fruta. O mesmo vale para pães, grãos, vegetais e raízes, por exemplo.

"O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo", explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, para o portal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em alguns casos de alimentos mofados, é preciso se atentar para o fato de que bactérias nocivas também podem se proliferar, já que o ambiente é propício. A diferença é que a cultura de bactérias permanece invisível ao olho humano.

Continua após a publicidade

O que o fungo pode causar no corpo?

"Alguns fungos produzem substâncias venenosas chamadas micotoxinas. Várias centenas de micotoxinas já foram identificadas, mas cerca de uma dúzia têm a reputação de causar sérios efeitos à saúde", afirma a pesquisadora e química, Emma Davies, para a revista Science Focus.

De forma geral, alimentos mofados podem provocar os seguintes sintomas nos indivíduos que os consumirem:

  • Tremores;
  • Fraqueza muscular;
  • Febre;
  • Alergias;
  • Dores abdominais;
  • Intoxicação alimentar;
  • Vômitos e diarreia.
Continua após a publicidade

A micotoxina mais perigosa

Entre as micotoxinas mais perigosas e venenosas, a química destaca o risco das aflatoxinas. Estas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus, encontrados em cereais e nozes. "Eles podem danificar o DNA, aumentando o risco de causar câncer", explica Davies. Além disso, em grandes quantidades, podem levar o paciente ao óbito.

"Felizmente, a maioria das micotoxinas são apenas um risco para a saúde se as ingerirmos por longos períodos", completa Davies. Preferencialmente, a especialista recomenda que sejam somente consumidos alimentos mofados quando estes forem projetados para serem assim, como é o caso do queijo gorgonzola.

Fonte: Science Focus e UFMG