Publicidade

Por que usar gravata pode fazer mal à saúde?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Adeolu Eletu/Unsplash
Adeolu Eletu/Unsplash

Você sabia que usar gravata pode fazer mal à saúde? De acordo com um estudo científico de 2018, o item pode reduzir o fluxo sanguíneo cerebral e até mesmo aumentar a pressão nos olhos, elevando o risco de glaucoma (uma doença do nervo óptico).

O estudo aponta que compressão das veias jugulares (que transportam um volume relativamente grande de sangue dos tecidos da cabeça e do cérebro) e artérias carótidas (localizadas uma em cada lado do pescoço) pode trazer diversos efeitos cerebrovasculares negativos.

Para se ter uma ideia, a pesquisa descreve o uso da gravata como um “estrangulamento socialmente aceitável”. O estudo chegou a concluir que o hábito pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro em 7,5%.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gravata apertada aumenta risco de glaucoma

Embora os pesquisadores atestem que gravatas muito apertadas também aumentam a pressão nos olhos, levando ao risco de glaucoma, é necessário entender que o própro corpo humano possui suas maneiras de neutralizar com segurança essa mudança na pressão.

Os maiores impactos à saúde envolvem a junção entre o uso da gravata e alguma doença pré-existente, como obesidade ou hipertensão: são condições que acabam diminuindo a capacidade de lidar com essas mudanças. A recomendação dos especialistas é objetiva: se você começar a sentir dor de cabeça, tontura ou náusea, é melhor tirar a gravata imediatamente.

Fonte: Neuroradiology via Science Focus

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*