Publicidade

Por que as salamandras têm um poder incrível de regeneração?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Novembro de 2021 às 09h40

Link copiado!

CreativeNature_nl/envato
CreativeNature_nl/envato

Já vimos que alguns animais têm superpoderes dignos de heróis dos quadrinhos, e um deles é a salamandra, que tem uma capacidade surpreendente de regeneração. Segundo uma nova pesquisa da Universidade de Stanford (EUA), essa habilidade tem relação com o tamanho do animal.

O estudo de Stanford visa entender por que as cicatrizes se formam e como podem ser evitadas. Os cientistas perceberam que isso é influenciado pelo tamanho e as forças físicas das células. Quando os animais ficam grandes, as forças em seus ossos e entre as células são muito maiores. As células e os tecidos se adaptam às mudanças no tamanho do corpo.

Mas em alguns animais pequenos, como as salamandras, não há uma ligação forte entre as células para ajudá-las nessa adaptação. Sem essas ligações fortes, os tecidos de animais de médio a grande porte nunca se manteriam estáveis no esqueleto.

Continua após a publicidade

“Todos os animais capazes de regeneração têm ossos muito pequenos e seus tecidos são quase gelatinosos", afirmam os pesquisadores. Para investigar isso, os pesquisadores bloquearam uma molécula chamada cinase de adesão focal, e observaram como ela afetava o processo de cicatrização do tecido de animais maiores, como porcos.

“O simples bloqueio desse componente permitiu que as queimaduras que normalmente resultam em cicatrizes se curassem, assim como faria uma salamandra”, conclui o estudo, que pode ser lido na Revista Nature.

Fonte: Stanford University via Futurity