Publicidade

Por que a pimenta faz a língua arder?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Novembro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Elle Hughes/Unsplash
Elle Hughes/Unsplash

Anteriormente, vimos como a menta deixa a sensação de frescor. Mas tem outro mistério que é: por que a pimenta arde? Conforme já concluíram os cientistas, a sensação de queimação é causada pela capsaicina, que estimula os receptores da boca chamados TRPV1, desencadeando a famosa reação.

O objetivo dos receptores TRPV1 é a termorecepção, ou seja: a detecção de calor. Isso significa que eles devem nos impedir de consumir alimentos que queimam. Quando os receptores TRPV1 são ativados pela capsaicina, a sensação que experimentamos está ligada à sensação de encontrar algo quente.

No entanto, essa dor nada mais é do que um efeito colateral ilusório de nossos receptores neurais confusos. Na prática, não há nada realmente “quente” na comida picante. Vale lembrar que existem diferentes graus de sensação de queimação, de acordo com a pimenta que se come.

Continua após a publicidade

Em 1912, o farmacêutico Wilbur Scoville criou uma escala de pimentas, baseada na sensibilidade capsaicinoide experimentada por pessoas que comem. As pimentas Jalapeño podem variar de 2.500 a 10.000. Em comparação, as pimentas Tabasco estão entre 25.000 a 50.000, e a pimenta habanero varia entre 100.000 a 350.000. A pimenta mais picante do mundo se chama Carolina Reaper, e chega a 2,2 milhões nessa escala.

O que fazer para diminuir a ardência da pimenta?

Não beba água! Beba leite! O copo de água será ineficaz porque a capsaicina é hidrofóbica, o que quer dizer que a molécula não se liga à água. Enquanto isso, o etanol em uma cerveja gelada pode até aumentar a percepção de queima.

Continua após a publicidade

Bebidas com uma quantidade significativa de açúcar podem ajudar porque o doce acaba confundindo nosso cérebro. Um copo de leite, algumas colheres de iogurte ou sorvete vão acalmar a sensação de queimação. Esses produtos geralmente são doces, mas também há o fato de que a caseína (a proteína primária do leite de vaca) atrai moléculas de capsaicina. Moléculas de caseína envolvem as moléculas de capsaicina e diminuem a sensação de queimação causada pela pimenta.

Fonte: The Conversation