Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O ardor da pimenta faz mal à saúde? Descubra!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Julho de 2021 às 11h40

Link copiado!

wayhomestudio/Freepik
wayhomestudio/Freepik

Comer pimenta sem fazer careta é uma tarefa para poucos. Enquanto alguns conseguem tolerar o ardor com mais facilidade, inclusive participando de competições de quem consegue comer mais dessas plantas, outras pessoas não resistem à ardência do fruto. 

Que muitas pessoas têm essa capacidade, nós já sabemos, mas você já parou para se perguntar se o consumo das pimentas mais ardidas podem fazer mal à saúde? Em curto prazo, os sintomas da ingestão de pimenta são bastante desconfortáveis: inchaço, náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, azia, refluxo e dores de cabeça.

Quando comemos pimenta, não estamos nos queimando de verdade, mas o corpo se convence do contrário. Então, sentimos os efeitos colaterais provocados pela capsaicina, o principal composto ativo das pimentas. Felizmente, o componente não traz danos reais às nossas células, uma vez que estão apenas enganando o nosso organismo, e também não há evidências de qualquer lesão grave provocada pelo consumo equilibrado ou moderado.

Continua após a publicidade

Atualmente, existe apenas uma fraca correlação entre a ingestão de pimenta e o declínio cognitivo. Para chegar a essa resposta, voluntários de um estudo precisaram ingerir uma quantidade de mais de 50 gramas de pimenta, equivalente a 3,5 colheres de sopa. Os resultados mostraram que as pessoas que mais comeram a pimenta apresentaram mais perda de memória do que as outras. No entanto, esses dados foram feitos pelos próprios participantes e não foram feitas pesquisas adicionais.

Curiosamente, esses efeitos são sentidos apenas por mamíferos, mas não por animais, permitindo que essas pequenas aves possam se alimentar do fruto e das sementes, e impedindo a aproximação dos animais maiores. Apesar da sensação desagradável, a pimenta é uma ótima fonte de antioxidantes. Além disso, quanto mais você ingere, menos sensível você se torna, já que as papilas gustativas e os nervos de dor conseguem tolerar mais as reações.

Fonte: Medical Xpress