Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a Ômicron tende a causar quadros mais leves da covid?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Janeiro de 2022 às 09h45

Link copiado!

  Abdelrahman_El-masry/Envato
Abdelrahman_El-masry/Envato

Pesquisadores da Alemanha investigaram o porquê de a maioria dos quadros da covid-19, desencadeados pela variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2, ser mais leve do que os casos da Delta (B.1.671.2). A principal justificativa é que a nova cepa parece ser menos capaz de desativar os mecanismos de defesa do organismo, mais especificamente a resposta ao interferon.

Além disso, a equipe de cientistas avaliou a eficácia dos remédios já existentes contra a covid-19 para o combate da Ômicron in vitro, como o remdesivir e o molnupiravir. Publicado na revista científica Cell Research, o estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kent e da Universidade Goethe de Frankfurt.

Continua após a publicidade

Casos mais leves da covid

A nova variante causa formas menos graves da covid-19 do que a Delta. Para os pesquisadores, isso ocorre porque a "Ômicron parece ser menos eficaz em antagonizar a sinalização celular do interferon do que a Delta".

Vale explicar que os interferons são um tipo de proteína do sistema imune. Eles induzem tanto a célula infectada quanto as células próximas a produzirem outras proteínas que impedem a replicação viral. A atividade que desempenham é fundamental para combater infecções nos primeiros estágios.

Através das análises, os pesquisadores observaram que a Ômicron é particularmente sensível à inibição pela chamada resposta do interferon, o que não ocorria com as outras variantes e pode explicar a menor propensão dos infectados a desenvolver formas graves da doença.

Continua após a publicidade

O professor Martin Michaelis, da Escola de Biociência da Universidade de Kent, disse, em comunicado: "Nosso estudo fornece, pela primeira vez, uma explicação sobre o porquê das infecções por Ômicron serem menos propensas a causar doenças graves ao inibir a resposta imune do interferon da célula hospedeira".

Se o mecanismo dos interferons parece funcionar melhor contra a Ômicron, os pesquisadores ainda não sabem por que a variante é melhor em escapar da proteção imunológica produzida por vacinas ou infecções anteriores.

Remédios contra a Ômicron

"A proteção fornecida pelas vacinas atuais é substancialmente reduzida contra a Ômicron. Além disso, muitos indivíduos imunocomprometidos não podem ser efetivamente protegidos por vacinas", afirmam os autores do estudo. Nesse cenário, "as terapias antivirais serão essenciais para proteger os indivíduos mais vulneráveis ​​da covid-19 grave", pontuam.

Continua após a publicidade

Para verificar a eficácia dos remédios contra a nova variante, a equipe testou, em laboratório, a resposta de oito importantes medicamentos ou candidatos a medicamentos contra a covid-19. A conclusão é que permanecem eficazes.

A seguir, confira os principais remédios que neutralizaram a Ômicron:

  • EIDD-1931 (composto presente no remédio molnupiravir);
  • Ribavirina;
  • Remdesivir;
  • Favipravir;
  • PF-07321332 (composto presente no paxlovid);
  • Nafamostat;
  • Camostat;
  • Aprotinina.
Continua após a publicidade

"Embora os experimentos de cultura de células não reflitam exatamente a situação mais complexa de um paciente, nossos dados fornecem evidências encorajadoras de que os medicamentos antivirais contra a covid-19 disponíveis também são eficazes contra a Ômicron", explicou Jindrich Cinatl, professor da Universidade Goethe.

Fonte: Cell Research