Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pode beber depois da vacina?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Abril de 2022 às 14h10

Link copiado!

LightFieldStudios/envato
LightFieldStudios/envato

Pode beber depois da vacina? Quanto tempo depois da vacina pode beber sem que isso afete a imunização de alguma forma? Boa parte da população passou a levantar essas questões em meio à campanha de vacinação contra a covid-19. Por sorte, a Sociedade Brasileira de Imunizações tem a resposta na ponta da língua.

Segundo a entidade, não existe alguma restrição à ingestão de bebida alcoólica antes ou após tomar a vacina contra a covid-19. "O consumo moderado de bebidas alcoólicas não interfere na resposta gerada por nenhuma vacina e não aumenta o risco de eventos adversos pós-vacinais", afirma a SBIm.

Em contrapartida, a situação pode gerar consequências, a depender da quantidade de álcool no organismo. "A ingestão excessiva ou o uso crônico e abusivo podem enfraquecer o organismo como um todo, incluindo o sistema imunológico, o que facilita infecções", orienta a entidade sem fins lucrativos.

Continua após a publicidade

Um estudo publicado na revista National Center for Biotechnology Information afirma que o consumo intenso de álcool pode suprimir o sistema imunológico e potencialmente interferir na resposta à vacina, a longo prazo. Como pode levar semanas após uma injeção contra covid para o corpo gerar níveis protetores de anticorpos contra o novo coronavírus, qualquer coisa que interfira na resposta imune seria motivo de preocupação. Outro estudo publicado nessa mesma revista acrescenta que o consumo moderado de álcool não tem esse efeito.

Quanto tempo pode beber depois da vacina?

Segundo a agência de notícias Reuters, foi justamente essa interferência no sistema imunológico que levou a fabricante da vacina Sputnik V a divulgar orientações de que as pessoas que tomaram o imunizante devem evitar álcool por duas semanas antes da primeira dose e por quatro semanas após a segunda.

Continua após a publicidade

No entanto, o próprio Dr. Alexander Gintsburg, chefe da equipe de pesquisa que produziu a vacina Sputnik V, afirmou que a proibição completa do álcool não é necessária. Levando em consideração um consumo consciente, evitar beber por 3 dias após receber cada dose da vacina contra a covid-19 (ou qualquer outra vacina, na verdade) já é suficiente.

Fonte: Sociedade Brasileira Imunizações (1, 2), National Center for Biotechnology Information (1,2), Reuters