Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plataforma mostra como está a situação da COVID-19 na sua cidade

Por| 29 de Janeiro de 2021 às 15h25

Link copiado!

Fernando Zhiminaicela/Pixabay
Fernando Zhiminaicela/Pixabay

A situação da COVID-19 tem sido preocupante no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente. E foi pensando nisso que surgiu Coronacidades, uma plataforma com soluções para apoiar os governos municipais no combate à doença. E o recurso mais recente dentro dessa plataforma é o Farol Covid, cuja premissa é mostrar como está o controle de cada cidade brasileira.

A ferramenta classifica o nível de alerta da COVID-19 em quatro cores: vermelho (altíssimo), laranja (alto), amarelo (moderado) e azul (novo normal). A classificação em Níveis de Alerta, baseada nas dimensões de análise, está atrelada a 4 perguntas que direcionam os indicadores-chave. 

Para que o gestor saiba a “situação da Covid-19” em seu município, ele precisará responder à pergunta “Como a doença está se espalhando no território?”. Deverá se guiar pelo indicador “novos casos por 100 mil habitantes (média móvel de sete dias). A “capacidade do sistema”, por sua vez, será mapeada a partir da resposta à questão “Qual a situação do sistema de saúde, há risco de colapso?”.

Continua após a publicidade

O indicador a ser utilizado é o número de leitos e a capacidade de UTI. Já o quesito “controle da Covid-19” será estabelecido respondendo à pergunta “Qual a capacidade do Poder Público de detectar os casos?” e levando em consideração o indicador “taxa de contágio”.Já para obter a dimensão “confiança nos dados”, o gestor deve responder à questão “Qual a qualidade das medições de casos feitos pelo governo?”, orientando-se pelo indicador “taxa de subnotificação”.

Para verificar a situação da sua cidade, basta fazer acessar a plataforma (de maneira completamente gratuita) e preencher o estado e o seu município. Descendo com a barra de rolagem, a plataforma já fornece as informações sobre o município escolhido. No final da página, o Farol Covid ainda traz uma visão detalhada dos indicadores dos estados brasileiros.

"As análises apresentadas no Farol Covid são indicativas, feitas a partir de dados oficiais públicos e estudos referenciados já publicados, estando sujeitas a variáveis que aqui não podem ser consideradas. Trata-se de contribuição à elaboração de cenários por parte dos governos e não configura qualquer obrigação ou responsabilidade perante as decisões efetivadas", afirma a descrição da plataforma.