Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pfizer começa a testar vacina contra a COVID-19 em gestantes no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2021 às 17h00

Link copiado!

Daniel Reche/PIxabay
Daniel Reche/PIxabay

A Pfizer revelou, na última terça-feira (25), que deu início a um estudo no Brasil para avaliar a eficácia e segurança do seu imunizante contra a COVID-19 em grávidas. A aplicação faz parte de um ensaio clínico global de fase 2 e 3 que começou em fevereiro e vai vacinar o total de 4 mil mulheres.

Serão 200 gestantes brasileiras vacinadas, com idade a partir de 18 anos e que estejam entre a 24ª e 34ª semana de gestação. Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer no Brasil, conta que esta é uma das etapas mais importantes da missão de combate à doença. "As mulheres grávidas têm um risco aumentado de complicações e de desenvolver a forma grave da doença. É muito importante reunirmos evidências sobre segurança e eficácia da vacina para este grupo, pensando no binômio mamãe e bebê", conta.

Continua após a publicidade

As gestantes voluntárias vão receber duas doses da vacina ComiRNAty (BNT162b2), com intervalo de 21 dias, e os cientistas avaliarão a segurança do imunizante, a porcentagem de imunização e da transferência dos anticorpos contra o coronavírus das mães para os bebês, que serão monitorados até seis meses depois do nascimento.

Veja quais são os centros que participação do estudo no Brasil:

  • Belo Horizonte (MG) Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Porto Alegre (RS) Hospital de Clínicas de Porto Alegre;
  • São Bernardo do Campo (SP) - Centro Multidisciplinar de Estudos Clínicos (Cemec);
  • Sorocaba (SP) CMPC Pesquisa Clínica.

Fonte: Veja