Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores japoneses defendem uso de ozônio contra o coronavírus

Por| 26 de Agosto de 2020 às 13h44

Link copiado!

Geralt/Pixabay
Geralt/Pixabay

Na busca por formas eficazes de combater a COVID-19, um grupo de pesquisadores japoneses aponta que baixas concentrações de gás ozônio — molécula formada por três átomos de oxigênio — conseguem neutralizar as partículas do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Em tempos de pandemia, essa pode ser uma saída para hospitais desinfetarem salas de exame e áreas de espera, reduzindo os riscos de contágio.

É o que comprovam os resultados de pesquisa desenvolvida pela Fujita Health University, em Toyoake, no Japão. Em entrevista nesta quarta-feira (26), os pesquisadores afirmaram que o gás ozônio em concentrações de 0,05 a 0,1 ppm, que são níveis considerados inofensivos para os humanos, pode eliminar o vírus da COVID-19.

Continua após a publicidade

“A transmissão do novo coronavírus pode ser reduzida pelo tratamento contínuo de ozônio de baixa concentração, mesmo em ambientes onde as pessoas estão presentes, usando este tipo de sistema”, comenta o pesquisador principal do estudo, Takayuki Murata, sobre a descoberta que propõe o uso do gás em ambientes fechados. “Descobrimos que é particularmente eficaz em condições de alta umidade”, completa o cientista.

Como foi a pesquisa?

Na ciência, há tempos o ozônio é reconhecido por inativar muitos patógenos, e experimentos anteriores mostraram que altas concentrações, entre um e 6 ppm, eram eficazes contra o coronavírus, mas potencialmente tóxicas para humanos. 

Para comprovar a eficácia do método, o experimento japonês usou um gerador de ozônio em uma câmara selada com amostras desse coronavírus. Após os testes, a potência viral do agente infeccioso diminuiu em mais de 90%. Isso quando submetido a níveis baixos do gás por cerca de 10h. Após os resultados positivos do experimento, o hospital da universidade japonesa instalou geradores de ozônio para reduzir a infecção nas áreas de espera e salas de pacientes.

Continua após a publicidade

Em paralelo, outro estudo recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, mostrou que o ozônio pode ser eficaz na desinfecção de equipamentos médicos de proteção contra a COVID-19. Já no Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) verificou a eficácia do uso da água ozonizada contra o coronavírus

Fonte: The Japan Times