Publicidade

Anticorpos gerados por vacinas contra covid decaem após 4 meses, reforça estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2021 às 21h30

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

Mais um estudo, desta vez realizado na Índia, demonstra que os anticorpos produzidos pela vacinação contra a covid-19 decaem significativamente após quatro meses da aplicação.

  • Como está o Brasil no ranking global de vacinação contra a covid-19?
  • Países pobres devem receber menos vacinas da covid que o esperado, diz COVAX
  • EUA autorizam que vacina da covid-19 e da gripe sejam aplicadas juntas

O estudo, divulgado ainda em formato de preprint, sem revisão por pares, acompanhou 614 pessoas vacinadas com dois imunizantes distintos: a Covishield, desenvolvida por Oxford/AstraZeneca, e a Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.

Vale notar que, apesar da queda de anticorpos, a vacina produz outros tipos de defesas no organismo. Ela é capaz de induzir a produção de células de memória que são rapidamente ativadas em caso de infecção e produzem mais anticorpos quando necessário.

Continua após a publicidade

A pesquisa será utilizada para estabelecer a necessidade de reforço para a vacina no país, como já tem sido feito em vários outros países, em especial no Ocidente, em regiões onde as campanhas de imunização estão mais avançadas.

Ainda que a pesquisa mostre que talvez o reforço possa ser uma estratégia efetiva de imunização coletiva, ela não é a prioridade no momento. O país tem uma população gigantesca, e o governo local pretende ampliar o número de pessoas com duas doses.

A Índia tem 944 milhões de adultos, e 60% deles já receberam ao menos uma dose de algum dos imunizantes disponíveis por lá. Apenas 19% já completaram o regime vacinal.

Continua após a publicidade

Vale dizer que a Índia também foi o local de descobrimento da variante Delta do coronavírus, que causou uma onda violenta de mortes por volta de maio de 2021 e agora já se tornou dominante no mundo inteiro. Hoje, já são mais de 440 mil mortes registradas oficialmente no país.

Fonte: Reuters