Pesquisa mostra que cachorros ajudam a regular estresse mais do que você imagina
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Cachorros ajudam a regular estresse mais do que você imagina! Pesquisadores do Institute for Human-Animal Connection, da Universidade de Denver, aprofundaram os estudos sobre os efeitos dos cães na saúde humana em dois sistemas biológicos fundamentais: o eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal) e o eixo SAM (simpato-adrenal medular). Ambos são responsáveis por regular a resposta fisiológica ao estresse. Os participantes que estavam acompanhados de seus cães estavam sem sobrecarga emocional.
- Cães conseguem "absorver" o estresse dos tutores
- Estudo comprova benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade
No estudo, 40 donos de cães participaram de um teste de estresse padrão: falar em público e resolver cálculos sob pressão. Metade dos participantes levou seus cães para o laboratório, enquanto a outra metade os deixou em casa. Os pesquisadores analisaram o cortisol e uma enzima chamada alfa-amilase no sangue dos voluntários antes, durante e após o teste.
Os participantes que estavam acompanhados de seus cães apresentaram níveis de cortisol significativamente menores (o que já era esperado), mas também uma resposta saudável e equilibrada da alfa-amilase, indicando que estavam alertas e engajados, ainda que sem essa sobrecarga emocional.
Já os participantes sem os cães apresentaram uma resposta quase nula da enzima, o que pode ser sinal de um sistema de estresse desregulado, comum em pessoas com estresse crônico ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Benefícios dos cães para a saúde física e mental
Os cães podem ajudar os humanos a permanecerem dentro de uma “zona ideal” de estresse: suficientemente atentos, mas não ansiosos. Isso explica por que pessoas com cães de apoio emocional relatam bem-estar superior e resiliência em situações difíceis. Não é a toa que eles ajudaram a desestressar as ginastas dos EUA durante as últimas Olimpíadas.
Estudos anteriores já apontavam que tutores de cães têm quatro vezes mais chances de sobreviver a um ataque cardíaco. Agora, com esse novo entendimento da biologia envolvida, os cães se consolidam como uma das ferramentas mais eficazes e acessíveis para lidar com o estresse cotidiano.
Recentemente, um estudo da Eötvös Loránd University mostrou que os cães alegram a vida das pessoas. Mais de 60% dos donos de cães mencionaram que o maior benefício dos cães de estimação era o relacionamento significativo desenvolvido com eles.
Leia também:
VÍDEO | Seu pet também é assim? Compre uma tag para achar ele assim como nossos apresentadores
Fonte: The Conversation