Publicidade

Companhia de cães pode amenizar dor de pacientes hospitalizados, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Março de 2022 às 15h19

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A companhia de cães pode amenizar a dor de pacientes hospitalizados. A afirmação vem de um estudo publicado na última quarta-feira (9) na revista científica Plos One, que contou com a participação de mais de 200 pacientes da emergência.

Os pacientes foram solicitados a relatar os níveis de dor, e então foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo contou com a companhia de cães por cerca de dez minutos, e o outro não. Mais tarde, todos relataram novamente os níveis de dor, e quem recebeu a terapia com os cães pareceu sentir menos dores.

Entretanto, os pesquisadores reconhecem a necessidade de mais pesquisas para compreender a fundo o impacto positivo das visitas dos cachorros. A ideia a longo prazo também é descobrir como integrá-los melhor às equipes de saúde.

Continua após a publicidade

No artigo, os pesquisadores afirmam que existe uma percepção equivocada acerca da utilização de cães para fins terapêuticos e um suposto risco à higiene, e argumentam que é possível fazer isso de maneira segura. “A presença de um cão de terapia não só tem os benefícios de apoiar a experiência do paciente, mas também serve como conforto para os prestadores de cuidados”, afirmam os autores.

Anteriormente, cientistas da Universidade de Toledo afirmaram que a companhia de animais pode auxiliar no tratamento de transtornos mentais, como depressão ou ansiedade crônica, diminuindo a sensação de solidão.

Outro artigo apontou que idosos que levam cães para passear têm menos problemas físicos e cognitivos. Para chegar a essa afirmação, os cientistas acompanharam a qualidade de vida de 11.233 participantes de 65 a 84 anos e compararam com a situação de idosos sem animais de estimação.

Continua após a publicidade

Fonte: Plos One