Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perda auditiva e epilepsia podem ser os primeiros sinais de Parkinson

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Março de 2022 às 08h30

Link copiado!

Rido81/Envato
Rido81/Envato

No último dia 7, um estudo da Queen Mary University of London (Reino Unido) apontou perda auditiva e epilepsia como os primeiros sinais de Parkinson. A equipe analisou os registros de saúde de mais de 1 milhão de habitantes de Londres. Dentre eles, 1.055 diagnosticados com a doença em questão.

Segundo o artigo, os sinais clássicos de Parkinson (como tremores ou perda de memória) surgem de cinco a dez anos antes do diagnóstico, mas a grande descoberta dos cientistas é que os pacientes com epilepsia eram duas vezes mais propensos a desenvolver a doença de Parkinson.

A perda auditiva sinalizou um aumento de 66% no risco de Parkinson, segundo a estimativa dos pesquisadores. A teoria é que essa consequência esteja atrelada ao início de mudanças nas funções do cérebro. O artigo menciona, ainda, a possibilidade de uma conexão entre medicamentos para epilepsia e Parkinson. A prevalência de epilepsia em pacientes com a doença é consideravelmente maior do que a prevalência estimada na população em geral, segundo o trabalho.

Continua após a publicidade

Os próprios pesquisadores reconhecem que essas descobertas podem ajudar a medicina a diagnosticar e tratar a doença de Parkinson mais cedo. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para se compreender a fundo a relação entre os sinais observados e a doença.

De qualquer forma, é válido observar que existem outros sintomas iniciais de Parkinson, como a caligrafia pequena, perda de olfato, dificuldade para andar, constipação, voz baixa, tontura, desmaio e encurvamento.

Fonte: JAMA Network