Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pênis humano ficou 24% maior nos últimos 30 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Fevereiro de 2023 às 18h31

Link copiado!

Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash

Uma equipe internacional de pesquisadores fez uma descoberta no mínimo curiosa: a média de tamanho do pênis humano está mudando. Para ser direto, nos últimos 30 anos, o falo ereto ficou 24% maior do que era. Por enquanto, a causa do crescimento é desconhecida, mas é possível que esteja associada à desregulação hormonal.

Para descobrir como o tamanho médio do pênis mudou nos últimos, os cientistas realizaram uma revisão sistemática com metanálise sobre o assunto. Basicamente, a equipe reuniu 75 estudos científicos, realizados entre 1942 e 2021, que relataram o comprimento do pênis de 55.761 homens. Em seguida, foi analisado como a média mudou ao longo das décadas.

De forma bastante direta, em artigo publicado na revista científica The World Journal of Men's Health, os autores do estudo resumem: "o comprimento médio do pênis ereto aumentou nas últimas três décadas em todo o mundo".

Continua após a publicidade

Qual é a média mundial do pênis?

Após revisar os dados sobre a média mundial do pênis, os pesquisadores apontam que o tamanho foi de 12,1 centímetros para 15,2 centímetros. "O aumento ocorreu em um período relativamente curto", afirma Michael Eisenberg, professor de urologia na Stanford Medicine e um dos autores da revisão sistemática, em comunicado.

A questão é que ainda não se sabe quais as causas desse aumento. "Se estamos vendo uma mudança tão rápida [no tamanho do pênis], significa que algo poderoso está acontecendo com nossos corpos. Devemos tentar confirmar esses achados e, se confirmados, devemos determinar a causa dessas alterações", pontua o médico.

Continua após a publicidade

Aqui, vale destacar que os pesquisadores apontam para algumas limitações do resultado. "Embora as técnicas de medição tenham sido semelhantes entre os estudos, pequenas variações podem contribuir para as diferenças", explicam. Isso pode alterar levemente a média, mas não compromete o fato do pênis estar maior do que era.

Hipóteses sobre o porquê do crescimento peniano

Embora não se saiba exatamente o porquê do pênis humano estar crescendo, existem algumas hipóteses que poderiam explicar a situação, como as mudanças de estilo de vida dos homens e a exposição mais intensa a diferentes produtos químicos.

"São vários fatores em jogo", lembra Eisenberg, mas o pesquisador destaca os compostos químicos, presentes em pesticidas e até produtos de higiene, que interagem com os sistemas hormonais. "Esses produtos químicos, que são desreguladores endócrinos, estão tanto no nosso ambiente quanto na nossa dieta", pontua. "Conforme mudamos a constituição do nosso corpo, isso também afeta nosso ambiente hormonal", acrescenta.

Continua após a publicidade

Problemas acompanhados de pênis maiores

Vale lembrar que não é apenas a medida do pênis que se modificou nos últimos anos. Outros tipos de mudanças foram identificados no sistema reprodutivo humano, como o início cada vez mais precoce da puberdade em meninos e meninas. Pesquisas também confirmam que a qualidade do esperma e os níveis de testosterona diminuíram nas últimas décadas.

"Há também taxas mais altas de defeitos congênitos masculinos, como hipospadia, em que a abertura da uretra não fica na ponta do pênis, e criptorquidia, em que os testículos não descem adequadamente", alerta o professor. Todas essas modificações podem ser possíveis efeitos negativos do excesso de exposição aos produtos químicos, mas ainda devem ser mais estudadas.

Fonte: The World Journal of Men's Health e Stanford Medicine