Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paxlovid: Pfizer suspende testes de remédio contra covid no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2022 às 16h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou, na quinta-feira (16), a suspensão dos testes com o antiviral paxlovid contra a covid-19 em pacientes sem comorbidades no Brasil. A decisão não afeta a indicação do medicamento para pessoas com risco de desenvolver quadros graves da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2. Esta é a indicação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Pfizer, a suspensão dos ensaios clínicos com o Paxlovid ocorreu após o resultado de análises preliminares do uso em pessoas com menos de 65 anos e sem comorbidades. Neste público, a medicação não foi responsável por uma diminuição significativa no tempo de sintomas ou na redução do risco de internação.

Continua após a publicidade

Os dados do estudo, que não foi bem-sucedido, devem contribuir com as evidências sobre a segurança do medicamento. As análises “reforçam os dados de segurança e eficácia observados no estudo EPIC-HR [uso de Paxlovid em pacientes com covid leve a moderada com ao menos um fator de risco para evolução na forma grave] e serão incluídos na próxima submissão do registro definitivo à FDA dos EUA para pacientes de alto risco”, afirma a Pfizer, em comunicado.

Testes do Paxlovid no Brasil

Até terça-feira (14), o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) recrutava voluntários para participar dos testes do Paxlovid em pacientes sem comorbidades, ou seja, com baixo risco para covid-19. No entanto, o recrutamento foi suspenso.

Apesar desse braço da pesquisa não gerar o resultado esperado, através de outros estudos do INI, foi possível observar os benefícios do Paxlovid no tratamento de pacientes com alto risco — este grupo é composto por pessoas acima dos 65 anos e/ou com comorbidades. A nova rodada de testes era uma forma de ampliar a sua indicação.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil