Publicidade

Pássaros perdem suas cores por causa da mudança climática; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Julho de 2022 às 14h20

Link copiado!

Erik Karits/Unsplash
Erik Karits/Unsplash

Cientistas afirmam que os pássaros estão perdendo suas cores por causa da mudança climática e de diversos outros fatores. Um exemplo é o chapim-azul, cuja coloração azul e amarela se tornou menos visível de 2005 a 2019. As informações vêm de um artigo conduzido pelo Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva de Montpellier, na França, e pela Universidade do País Basco, na Espanha

Segundo o artigo, em épocas mais quentes e secas, eles apresentavam cores mais "apagadas". Isso sugere que a redução da coloração nesses pássaros é consequência das mudanças climáticas, mas esses efeitos não são os mesmos em todos os lugares.

Acontece que, na população de pássaros estudados na França, não foram detectadas mudanças significativas na temperatura ou associações entre temperatura e coloração dos chapim-azul, diferente dos resultados apresentados na Espanha.

Continua após a publicidade

Mudanças climáticas e seus efeitos

Já não é de hoje que a comunidade científica se concentra nas mudanças climáticas e seus efeitos sobre a fauna e a flora, mas os impactos nos ornamentos exibidos por várias espécies de animais e até plantas permanecem praticamente desconhecidos aos estudiosos, por enquanto.

No estudo mencionado, a ausência de associação entre a cor e o clima sugere que as colorações ornamentais são sensíveis a outros fatores ambientais que devem ser explorados no futuro. Mas outros realizados com espécies diferentes, como o pássaro papa-moscas-de-colar e as libélulas, reforçam a ideia de que a mudança climática está tendo um impacto negativo nos ornamentos dos animais.

Continua após a publicidade

A ideia dos pesquisadores é explorar, através de estudos futuros, as consequências desse impacto na capacidade de adaptação das populações às mudanças climáticas, para que então se possa compreender suas consequências não só para os pássaros, mas também para os ecossistemas em geral.

Fonte: RSPB, The University of Chicago Press JournalsThe Conversation