Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pandemia da COVID-19 | Mundo atinge 1 milhão de óbitos

Por| 28 de Setembro de 2020 às 19h33

Link copiado!

outsideclick/pixabay
outsideclick/pixabay

Após meses de pandemia, a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), continua a se espalhar pelo globo e, nesta semana, a triste marca de um milhão de mortes foi alcançada pela infecção. Segundo a plataforma internacional Worldometer, são exatamente 1.005.093 óbitos em decorrência da infecção. Por enquanto, o medidor da Organização Mundia da Saúde (OMS), ainda não alcançou o valor e está em 996.342 mortes.

Desde o início do ano, governos do mundo inteiro investem esforços contra a transmissão do coronavírus. Por exemplo, foram desenvolvidas amplas campanhas que estimulam a adoção de medidas de higiene, como lavar sempre as mãos com água e sabão e o uso de máscaras em ambientes externos.

Autoridades públicas também impuseram medidas de isolamento social, como o fechamento de fronteiras. Como parte desses esforços, milhares de eventos foram adiados, inclusive as Olimpíadas de Tóquio de 2020 que, na verdade, acontecerão em 2021. 

Continua após a publicidade

Entre as medidas drásticas, parte significativa da humanidade, de alguma forma, enfrentou algum tipo de bloqueio ou restrição de deslocamento para a contenção do contágio, também conhecido como lockdown. Inclusive, foi a partir dessas medidas, que muitas regiões do globo conseguiram superar a COVID-19 e, hoje, já retomaram suas atividades tanto econômicas quanto sociais.  

Por outro lado e uma série de diferentes fatores, países ainda registram elevados números de novos casos de coronavírus. Entre as nações que acumulam os maiores números de pacientes da COVID-19, segundo a plataforma Worldometer, estão:  Estados Unidos (7,3 milhões de casos e 209 mil mortos); Índia (6,1 milhões de casos e 96 mil mortos); Brasil (4,7 milhões de casos e 141 mil mortos); Rússia (1,1 milhões de casos e 20 mil mortos); e Colômbia (813 mil casos e 25 mil mortos). 

Com potenciais vacinas contra a COVID-19 ainda em desenvolvimento e sem nenhum tratamento específico para casos do coronavírus, cientistas trabalham incansavelmente para compreender melhor o agente infeccioso. Inclusive, nove vacinas estão na terceira e última etapa de estudos antes da aprovação final. 

Continua após a publicidade

Felizmente, milhões de pessoas já se recuperaram de infeções pelo novo coronavírus com as medidas médicas já disponíveis, como o uso de respiradores em UTIs, ou simplesmente tiveram casos assintomáticos da doença. Nesta segunda-feria (28), são 24,8 milhões de recuperados no mundo, sendo quatro milhões, somente, no Brasil.

Fonte: France 24h, OMS e Worldometer