Publicidade

Padrão respiratório de uma pessoa é tão único quanto a sua impressão digital

Por  | 

Compartilhe:
andreas/freepik
andreas/freepik

Aprendemos, desde sempre, que a impressão digital nos faz únicos: ninguém tem uma igual à outra. No entanto, um estudo publicado na revista Current Biology na última quinta-feira (12) mostra que esse não é o único fator que nos difere das outras pessoas: o padrão respiratório também é totalmente individual. Com a análise dos dados, os pesquisadores conseguiram identificar um indivíduo com uma precisão de 96,8%.

De acordo com a equipe Instituto de Ciências Weizmann, em Israel, essa "impressão digital respiratória" pode promover novas maneiras de entender e tratar doenças físicas e mentais.

A descoberta veio após cientistas equiparem 97 voluntários com um dispositivo que monitora a respiração nasal durante 24 horas. O aparelho, fixado na parte de trás do pescoço, registrou o fluxo de ar em cada narina e gerou dados altamente detalhados, analisados com um protocolo chamado BreathMetrics.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Foi essa análise de 24 parâmetros respiratórios que revelou que cada pessoa possui um padrão único de inspiração e expiração, tão exclusivo quanto uma impressão digital.

Além da identificação pessoal, os padrões respiratórios também revelaram informações valiosas sobre o estado físico e emocional dos participantes. Por exemplo, foi possível detectar correlações entre o padrão de respiração e o Índice de Massa Corporal (IMC). Pessoas com ansiedade apresentaram inalações mais curtas e pausas irregulares durante o sono.

Dito isso, é um novo caminho para o diagnóstico e tratamento de condições médicas. A respiração, que geralmente passa despercebida, pode se tornar uma ferramenta poderosa para monitorar a saúde mental e física.

Leia também:

VÍDEO | O problema da impressão digital em celulares Android

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times