Oticon Opn é o primeiro aparelho auditivo do mundo a se conectar com a internet

Por Ares Saturno | 20 de Março de 2018 às 18h40

A CES 2018 Innovation Awards premiou, pelo segundo ano consecutivo, o aparelho auditivo Oticon Opn – o único do mundo a oferecer conexão com a internet. Dentre as vantagens do aparelho, está a redução do esforço da escuta, uma vez que a qualidade do sinal é clara, sem distorções, diminuindo assim a fadiga auditiva mesmo em contextos desafiadores, como shows, concertos e eventos esportivos.

"O cérebro trabalha a uma velocidade incrível para processar o som e o Oticon Op acompanha este ritmo. Ele processa o som ao redor do usuário 50 vezes mais rápido do que os aparelhos auditivos da geração anterior. Com o Oticon Opn, o usuário tem 30% mais compreensão de fala, se comparado com outro aparelho top de nossa linha, uma redução de 20% do esforço de escuta; além de um aumento de 20% na capacidade de reter as informações das conversas”, explica o fabricante do dispositivo.

Um dos primeiros usuários do produto no Brasil, o bancário Leonardo Nehrer, conta que uma das maiores limitações que ele enfrentava no uso com outros aparelhos auditivos era a conversação por meio de ligações telefônicas. Com o Oticon Opn ele pode utilizar o próprio aparelho como se fosse um fone, pois ele se conecta ao smartphone via Bluetooth de 2.4 GHz, tornando o atendimento de chamadas muito mais simples: “Agora, quando alguém me liga, toca direto no aparelho. Nem preciso encostar o celular no ouvido. Além disso, o aparelho facilitou a audição em todos os sentidos. A clareza da voz me surpreendeu. O som parece que chega melhor ao ouvido, mais leve e mais nítido. E eu não estava acostumado com um aparelho tão pequeno, nem parece que estou usando! Tudo isso é muito bom”, diz ele, satisfeito.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tamanho compacto e conforto ergonômico. (Foto: Divulgação/Oticon)

Com a conexão wireless, o usuário pode conectar sua audição diretamente a aparelhos como TVs, reprodutores de mídias, computadores e outros dispositivos inteligentes. Com o aplicativo exclusivo também é possível se conectar com serviços de internet na nuvem para, por exemplo, receber e-mails sem a necessidade de acessá-los por um dispositivo, configurar alarmes despertadores, ouvir as notificações de redes sociais e muito mais.

Componentes internos do Oticon Opn. (Imagem: Divulgação/Oticon)

“O Oticon Opn proporciona uma experiência sonora completa. Durante um jantar, por exemplo, o aparelho não elimina outras informações sonoras que podem ser importantes, a música de fundo ou o talher que cai, por exemplo. Não existe nada parecido no mercado mundial atualmente”, esclarece a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, representante do fabricante no Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.