Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onde encontrar a bula das vacinas contra covid-19?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

erika8213/envato
erika8213/envato

Para encontrar e checar a bula das vacinas aprovadas no Brasil contra a covid-19, qualquer pessoa pode conferir o documento online no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inclusive, cada imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 apresenta duas versões de bulas: uma para pacientes e outra para os profissionais da saúde.

As bulas das vacinas contra o coronavírus são iguais às de remédios comuns. Isso significa que trazem informações detalhadas sobre a faixa etária autorizada, via de administração, composição, reações adversas, intervalo entre doses e validade.

Continua após a publicidade

Vacinas contra a covid

Vale lembrar que, até o momento, a Anvisa aprovou o uso de apenas quatro vacinas contra a covid-19 no território brasileiro. São elas:

  • ComiRNAty (Pfizer/BioNTch): liberada para os brasileiros com mais de 12 anos. Na versão infantil — com menor concentração —, está autorizada para crianças de 5 a 11 anos;
  • Covishield (Fiocruz/AstraZeneca/Oxford): autorizada para quem tem mais de 18 anos;
  • CoronaVac (Butantan/Sinovac): liberada para quem tem mais de 18 anos;
  • Janssen Vaccine (Johnson & Johnson): autorizada para quem tem mais de 18 anos.

Sobre a questão da imunização de crianças, a mesma bula esclarece sobre as especificidades do uso adulto e pediátrico. "Na bula da referida vacina, ficam disponíveis tanto as informações para o uso adulto quanto para o uso em crianças. O documento traz de forma clara as diferenças de cada uma", afirma a Anvisa, em nota.

Continua após a publicidade

Referente aos eventos adversos incluídos nas bulas dos imunizantes, o Canaltech publicou um especial comparando as principais reações desencadeadas por cada fórmula contra a covid-19.

Agora, para acessar as bulas completas das vacinas, basta entrar na página específica sobre o tópico no portal da Anvisa.

Fonte: Anvisa