Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS emite alerta após xarope para tosse ser associado com mortes de crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Outubro de 2022 às 16h26

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Nas últimas semanas, 66 mortes de crianças pequenas foram registradas na Gâmbia e podem ter relação com o uso de xarope para tosse e resfriado que estavam contaminados — os compostos continham, de forma irregular, produto tóxico também encontrado nos petiscos que causaram intoxicação de cachorros no Brasil, o etilenoglicol. As investigações ainda estão em andamento, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o recolhimento dos produtos do mercado e emitiu um alerta internacional sobre o caso na quarta-feira (5).

Apesar do alerta internacional sobre o xarope para tosse, os produtos contaminados com dietilenoglicol e etilenoglicol foram comercializados somente na Gâmbia. "Até a presente data, estes quatro produtos foram identificados na Gâmbia, mas podem ter sido distribuídos, através de mercados informais, para outros países ou regiões", explica a OMS, em comunicado.

A produção dos produtos para tosse e gripe em investigação é realizada pela Maiden Pharmaceuticals, com sede em Nova Delhi, na Índia. Só que, aparentemente, os quatro xaropes notificados também não eram vendidos no país de origem.

Continua após a publicidade

Quais xaropes para tosse são alvo de alerta pela OMS após associação com morte de crianças?

Após casos de lesões renais em crianças e mais de 60 mortes possivelmente associadas com alguns produtos para tosse e resfriado, a OMS emitiu alerta internacional sobre os seguintes xaropes, produzidos pela Maiden Pharmaceuticals:

  • Promethazine Oral Solution;
  • Kofexmalin Baby Cough Syrup;
  • Makoff Baby Cough Syrup;
  • Magrip N Cold Syrup.
Continua após a publicidade

O que a OMS já sabe sobre o caso que envolve etilenoglicol

De acordo com a OMS, "a análise laboratorial de amostras de cada um dos quatro produtos confirma que eles contêm quantidades inaceitáveis de dietilenoglicol e etilenoglicol como contaminantes". Para o organismo humano, os dois compostos são tóxicos e podem ser fatais. Ainda não se sabe quais lotes estariam contaminados pelos compostos.

Quais sintomas a intoxicação por etilenoglicol causa em crianças?

Quando o dietilenoglicol e etilenoglicol são ingeridos, tanto crianças quanto adultos podem relatar os seguintes sintomas:

Continua após a publicidade
  • Dor abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Incapacidade de urinar;
  • Dor de cabeça;
  • Alterações do estado mental;
  • Lesão renal aguda que pode levar à morte.

Diante do caso, a OMS "solicita maior vigilância e diligência nas cadeias de suprimentos de países e regiões que possam ser afetados por esses produtos. Aconselha-se também uma vigilância acrescida ao mercado informal e não regulamentado".

Vale lembrar que, recentemente, o Brasil registrou casos de contaminação por etilenoglicol, mas as vítimas foram cachorros. Na produção de petiscos, foi usado propilenoglicol — um aditivo alimentar permitido para alimentos de consumo humano e animal que estava — contaminado com etilenoglicol. Para muitos animais, as intoxicações foram fatais.

Fonte: OMS