Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS acredita que milhões de vacinas da COVID devem ser enviadas ainda em 2020

Por| 18 de Junho de 2020 às 17h15

Link copiado!

Tania Rego\Agencia Brasil
Tania Rego\Agencia Brasil

A Organização Mundial de Saúde, a OMS, acaba de divulgar suas previsões para a distribuição de vacinas contra a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. De acordo com a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, milhões de doses devem ser produzidas ainda neste ano, e 12 bilhões até o fim de 2021.

A missão da organização, atualmente, é designar quem deve receber as primeiras doses da vacina assim que houver a aprovação. A prioridade deve ser concedida a profissionais que estão na linha de frente do combate à doença, como médicos e enfermeiros, pessoas mais idosas e aquelas que apresentam comorbidade, ou ainda quem estão sempre em aglomerações, como prisões e casas de repouso.

Swaminathan diz estar otimista e esperançosa pela criação da vacina, apesar da complexidade do processo. "Mas o desenvolvimento de uma vacina é um empreendimento complexo, que vem com muitas incertezas. O bom é que nós temos muitas vacinas e plataformas, então mesmo que a primeira falhe, ou a segunda, não podemos perder a esperança, não devemos desistir", diz a cientista.

Continua após a publicidade

Cerca de 10 vacinas estão em fase de testes em humanos, trazendo esperança para que não demore a aprovação e distribuição das doses, o que deve prevenir a propagação do vírus. Alguns países já estão adiantando o processo, fazendo acordos com empresas farmacêuticas para fazer o pedido de doses, antes mesmo que alguma esteja pronta.

De acordo com a cientista, parte do otimismo em relação à vacina é a esperança com a eficácia, uma vez que ainda não há provas de que o novo coronavírus tenha sofrido alguma mutação— o que poderia não só agravar os casos da doença, como também atrapalharia o desenvolvimento das doses.

 

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters