Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Obesidade pode ser um distúrbio do neurodesenvolvimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Setembro de 2022 às 11h10

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, os mecanismos moleculares do desenvolvimento do cérebro durante o início da vida são provavelmente um dos principais determinantes do risco de obesidade.

Estudos anteriores em humanos sugeriram que os genes que estão mais fortemente associados à obesidade são expressos no cérebro em desenvolvimento. O artigo atual, que contou com experimentos em camundongos, se concentrou no desenvolvimento epigenético (um sistema de marcação molecular que determina quais genes serão ou não usados ​​em diferentes tipos de células).

“Nosso estudo é o primeiro a comparar esse desenvolvimento epigenético em machos e fêmeas. Ficamos surpresos ao encontrar diferenças sexuais extensas. De fato, em termos dessas mudanças epigenéticas pós-natais, machos e fêmeas são mais diferentes do que semelhantes. E muitas das mudanças ocorreram mais cedo nas mulheres do que nos homens, indicando que as mulheres são precoces nesse sentido", apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

A maior surpresa veio quando os pesquisadores compararam seus dados epigenéticos em camundongos com dados humanos de grandes estudos de associação do genoma que examinam variantes genéticas associadas à obesidade.

Acontece que as regiões genômicas direcionadas para a maturação epigenética no núcleo arqueado do camundongo se sobrepuseram fortemente às regiões genômicas humanas associadas ao índice de massa corporal, um índice de obesidade.

“Essas associações sugerem que o risco de obesidade em humanos é determinado em parte pelo desenvolvimento epigenético no núcleo arqueado. Nossos resultados fornecem novas evidências de que a epigenética do desenvolvimento provavelmente está envolvida em influências ambientais e genéticas precoces no risco de obesidade", concluem os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Advances via Science Blog