Publicidade

O que significa testar negativo para covid, mas ainda ter sintomas?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Fevereiro de 2023 às 12h30

Link copiado!

Gpointstudio/Envato Elements
Gpointstudio/Envato Elements

Convivendo há mais de três anos com o coronavírus SARS-CoV-2, a maioria das pessoas já reconhece quais são os sintomas típicos da doença, como tosse, febre, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, fadiga e anosmia (incapacidade de sentir cheiros). Com este quadro, pessoas infectadas podem fazer o teste da covid-19 e, mesmo com a "certeza" da doença, o resultado pode ser negativo.

Basicamente, existem duas principais explicações para o resultado negativo da covid-19: o teste foi feito no momento errado, quando a carga viral está muito baixa, ou a pessoa está com outra infecção viral, com sintomas semelhantes aos do coronavírus, o que é possível.

Em caso de dúvidas, vale sempre refazer o exame e dar preferência para o RT-PCR, considerado o padrão-ouro na pandemia. Afinal, "é possível receber um falso-negativo com testes caseiros de antígeno, que são menos precisos que os testes RT-PCR", explica Leana Wen, médica e professora da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, para a CNN.

Continua após a publicidade

Quando fazer o teste da covid-19 para evitar o falso-negativo?

Para evitar o falso-negativo, é fundamental que a pessoa espere o momento certo para se testar, o que inclui aguardar, em média, de dois a três dias após o momento da exposição. Segundo a médica Wen, é comum que as pessoas se testem muito cedo e não obtenham o resultado correto no exame.

Isso acontece porque, no momento da coleta das amostras, pode não existir ainda vírus suficiente para desencadear um resultado positivo. "Geralmente, leva pelo menos dois dias após a exposição para desenvolver sintomas e ter um resultado positivo", comenta a especialista.

Continua após a publicidade

No entanto, Wen lembra que, em alguns casos, "não há vírus suficiente para desencadear um teste positivo até pelo menos cinco dias após a exposição". Neste contexto, refazer o teste é importante, especialmente para quem fez os testes rápidos de antígeno em casa.

Será que você não foi infectado por outro vírus?

"Se o teste repetido ainda for negativo e for importante para você descobrir se tem covid-19, faça um teste RT-PCR", aconselha a médica. Só que Wen destaca: "O teste de PCR é mais preciso, mas há uma ressalva: ele detecta remanescentes virais. Isso significa que, se for positivo, pode indicar que você se recuperou recentemente da doença [mesmo não estando mais com ela]".

Agora, se todos os testes deram negativo e o indivíduo continua com sintomas, é muito provável que ele esteja com outro tipo de infecção viral. Afinal, "os tipos de sintomas [da covid-19] também são observados em outras doenças virais, incluindo influenza e adenovírus", explica.

Continua após a publicidade

Independente do caso, se o quadro viral aponta para sinais de gravidade — como falta de ar ou febre muito alta — ou o paciente tem dúvidas sobre como agir, é sempre necessário buscar ajuda médica especializada.

Fonte: com informações: CNN