Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é glúten e como viver sem ele

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Wesual Click/Unsplash
Wesual Click/Unsplash

Muitos não sabem o que é glúten, embora a substância esteja presente em diversos produtos nas prateleiras dos supermercados. A gente explica: o glúten nada mais é que uma combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina. Existe uma parcela específica de pessoas que não podem consumir alimentos que contenham esses grupos: aquelas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca.

Para início de conversa, o glúten é muito encontrado em produtos industrializados, porque está presente em cereais como trigo, cevada, centeio e nos produtos processados ​​à base de grãos, como bolacha, pão, macarrão e vários tipos de doces. Outros alimentos e bebidas também carregam esse grupo de proteínas, como cerveja, certos tipos de vinho e licor, bem como algumas carnes processadas.

Nos alimentos, é o glúten que fica responsável pela textura macia, além de promover a retenção de umidade. Diversos especialistas destacam benefícios em reduzir (ou até mesmo eliminar) o glúten da dieta, porque isso significa automaticamente a redução de alimentos industrializados e calóricos, como pizzas, bolos e massas.

O que é glúten?

Continua após a publicidade

Glúten faz bem ou faz mal à saúde?

De acordo com a farmacêutica Pfizer, não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Na verdade, existem até benefícios: quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.

Continua após a publicidade

A farmacêutica também ressalta que não há dados que comprovem que uma pessoa que deixe de ingerir alimentos com glúten tenha perda de peso considerável, mesmo no caso de pacientes celíacos. A conclusão é que a necessidade de cortar totalmente o glúten da dieta envolve apenas as pessoas com as condições anteriormente citadas.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) reitera que “não há evidência suficiente para assumir que os indivíduos saudáveis experimentariam quaisquer benefícios do consumo de uma dieta sem glúten”, e que “as dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral, desde que a retirada dos alimentos processados sem glúten seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais, e de hortaliças de baixa densidade energética”.

Como viver sem glúten?

Naturalmente, existe uma lista extensa de alimentos que não possuem glúten, como frutas, verduras, arroz, milho, batata, mandioca (aipim), carnes e peixes, açúcar, chocolate, gelatina, sal, óleos e gorduras em geral.

Continua após a publicidade

No entanto, também é necessário verificar o rótulo dos alimentos para garantir que não foram misturados ou entraram em contato com produtos que contém glúten. Existe até um app brasileiro que lê rótulos de alimentos e diz quais ingredientes eles contêm. De qualquer forma, para quem é intolerante, a retirada do glúten da dieta reduz sintomas como irritabilidade, episódios de diarreia, gases e inchaço abdominal.

Agora que você sabe o que é glúten e como viver sem ele, vale verificar com um profissional de saúde (nutricionista ou nutrólogo) se realmente é uma boa ideia reduzir ou cortar por completo essa proteína da sua vida. Fique atento, ainda, aos sinais de intolerância ao glúten, como tonturas, manchas avermelhadas na pele e enxaqueca.

Fonte: Pfizer, SBAN