Publicidade

O que acontece se você comer aquele adesivo que vem nas frutas?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Novembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Philip Myrtorp/Unsplash
Philip Myrtorp/Unsplash

Muitos produtos agrícolas encontrados nos supermercados contam com um discreto adesivo, que pode indicar ao vendedor se o item foi cultivado de maneira convencional ou orgânica, o nome do fornecedor, o código de barras ou algum outro tipo de informação. Mas o que acontece se uma pessoa distraída acabar comendo um desses adesivos por engano?

A Food and Drug Administration (a agência de saúde dos EUA) afirma que, como esses adesivos têm contato com alimentos, precisam passar por uma aprovação, de modo que as substâncias sejam completamente seguras. Como esses adesivos devem ser removidos antes do consumo do vegetal em questão, a revisão da FDA não inclui a exposição que resultaria da ingestão regular desses rótulos, mas como as substâncias são de baixa toxicidade, não se espera que qualquer exposição do consumo ocasional e não intencional de um adesivo seja uma preocupação para a saúde.

Em entrevista ao The New York Times, Ed Treacy — vice-presidente de cadeia de suprimentos e sustentabilidade da Produce Marketing Association (PMA) — explica que existem três componentes principais para esse tipo de adesivo: a tinta, o plástico e a cola. Em sua estimativa, esses três materiais devem ser seguros para os humanos.

Continua após a publicidade

Treacy revela que tornar os adesivos biodegradáveis é um desafio no qual a indústria está investindo tempo, esforço e dinheiro tentando resolver. A parte desafiadora, no caso, é a cola: algo que seja pegajoso o suficiente para ficar grudado na fruta ou vegetal em toda a cadeia de abastecimento. A conclusão é que comer um adesivo sem querer não vai fazer mal para a saúde, mas é claro que a recomendação é jogar fora, e não fazer disso um hábito.

Fonte: The New York Times