Publicidade

Número de mortos pelo coronavírus na Itália já supera o da China

Por| 19 de Março de 2020 às 18h45

Link copiado!

Fotos Públicas
Fotos Públicas

A China foi o epicentro inicial da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e acumulou um total de 80 mil casos confirmados, com 3.245 mortes e quase 70,5 mil pessoas recuperadas. Embora os números sejam alarmantes, o país já considera ter controlado a COVID-19, pois os testes positivos caíram consideravelmente — foram somente 34 nos últimos dias. Já na Itália a situação é grave: segundo o Worldometer, que vem atualizando em tempo real a partir de fontes oficiais, mais de 41 mil pacientes estão com a doença e cerca de 5,3 mil confirmações apareceram nos últimos dias, com o número de mortes atingindo o pico em todo o mundo, com 3.405 óbitos.

As autoridades de saúde da Itália disseram, nesta quinta-feira (19), que 427 pessoas faleceram somente nas últimas 24 horas, com 475 mortes registradas no dia anterior. Depois de varrer a China no início de 2020, o vírus se espalhou pela Europa e a região norte da Lombardia, que abriga o centro financeiro de Milão, tornou-se o novo epicentro do novo coronavírus.

Assim como em outros países, a população permanece em isolamento domiciliar para evitar que o patógeno continue se espalhando. E a quarentena deve se estendidos para além da atual data final de 3 de abril, confirmou o primeiro-ministro Giuseppe Conte na manhã desta quinta. Em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera, ele disse que o fechamento das escolas e universidades deve ser mantido, assim como a restrição do transporte e movimentação por toda a Itália.

Continua após a publicidade

As regras de bloqueio permitem que as pessoas só saiam de casa para comprar alimentos e remédios, por isso, apenas supermercados e farmácias estão abertos. A maioria das lojas foi obrigada a fechar as portas até o dia 25 de março e a circulação de profissionais está bem limitada. A prioridade é para quem executa serviços essenciais e precisa trabalhar presencialmente.

Enquanto isso, a China conseguiu parar as novas transmissões domésticas do coronavírus no país pela primeira vez desde o surto. Pequim confirmou apenas 21 novas infecções “importadas”, de pessoas que retornavam de viagens ao exterior. Até agora, são quase 242 mil confirmações em todo o mundo, com 9.982 mortes e aproximadamente 86,7 mil pessoas recuperadas. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil possui 621 testes positivos e seis óbitos por COVID-19 até o momento.

Fonte: CNBC