Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Só 5 minutos: novo teste detecta se uma pessoa tomou vacina contra COVID-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Junho de 2021 às 11h10

Link copiado!

IciakPhotos/Envato
IciakPhotos/Envato

A vacinação contra a COVID-19 já está acontecendo em vários países do mundo. Por enquanto, quem está vacinado tem, como comprovação, apenas a declaração obtida no ato da imunização. Mas e se um exame de sangue pudesse confirmar se você tomou a vacina contra a COVID-19 ou não? Pois é justamente essa a proposta de um novo estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA). 

No novo teste de anticorpos, a pessoa espeta o dedo e coloca uma gota de sangue em um cartão. Os resultados aparecem em menos de cinco minutos. Caso aprovado, esse exame de sangue pode ser usado para confirmar a vacinação de uma pessoa, em vez de ter que mostrar um cartão de vacina.

Os pesquisadores testaram 400 amostras de sangue, sendo 200 de pacientes anteriores com COVID-19. O teste identificou corretamente os anticorpos em pacientes previamente infectados em 87,5% das vezes. O teste tem, como base, o grau de aglutinação dos glóbulos vermelhos, para então chegar à concentração de anticorpos.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, esse novo exame também pode permitir que as pessoas saibam se ainda têm proteção meses após terem recebido a vacina ou se precisam de um reforço, por exemplo. O grau de hemaglutinação também se correlaciona com os níveis de anticorpos neutralizantes em pacientes, que protegem contra a infecção viral. O estudo completo pode ser acessado gratuitamente.

Fonte: Universidade Johns Hopkins via Futurity