Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova variante da covid-19, altamente transmissível, é detectada na África do Sul

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Novembro de 2021 às 09h42

Link copiado!

Rawpixel/Envato Elements
Rawpixel/Envato Elements

Uma nova variante da covid-19, chamada B.1.1.529, foi detectada na África do Sul e tem "um terrível perfil de mutação da proteína Spike (S)". Segundo o virologista do Departamento Imperial de Doenças Infecciosas do Reino Unido, Tom Peacock, a cepa é altamente contagiosa e deve ser monitorada pelos órgãos de saúde.

O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD) informou que já são confirmados 22 casos positivos, e outros deverão ser confirmados conforme os resultados dos exames saírem. Além do país africado, a mutação também foi encontrada em Botswana e Hong Kong. O órgão também confirmou que o número de casos detectados e a porcentagem de testes positivos estão aumentando rapidamente, particularmente na província mais populosa de Gauteng, que inclui Pretória e Johanesburgo, cidade da África do Sul.

Continua após a publicidade

De acordo com o britânico The Guardian, a variante B.1.1.529 tem 32 mutações na proteína spike — que ajuda o vírus a invadir as células do corpo. Essas variações podem tornar mais difícil para as células do sistema imunológico atacarem o patógeno.

François Balloux, diretor do UCL Genetics Institute de Londres, disse que o grande número de mutações na variante aparentemente se acumulou em uma "única explosão", sugerindo que pode ter evoluído durante uma infecção crônica em uma pessoa com sistema imunológico enfraquecido.

Ainda que os dados sejam limitados, especialistas estão trabalhando com sistemas de vigilância estabelecidos para entender a nova variante da SARS-CoV-2 e quais podem ser as implicações potenciais. Os cientistas dizem que é difícil prever o quão transmissível pode ser a cepa nesta fase da pandemia.

Continua após a publicidade

O virologista Túlio de Oliveira falou em entrevista coletiva online, supervisionada pelo ministério da Saúde, que o número extremamente alto de mutações tem potencial para se espalhar muito rapidamente. Ainda não é possível saber se o vírus é resistente às vacinas existentes contra o coronavírus.

Assista abaixo:

Fonte: The Guardian; NICD