Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moderna vai solicitar à Anvisa liberação de vacina da covid-19 para bebês

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2022 às 14h51

Link copiado!

Prostock-studio/Envato
Prostock-studio/Envato

A farmacêutica Zodiac (representante da Moderna no Brasil) pretende pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicar a vacina da covid-19 em bebês a partir dos seis meses de idade. A iniciativa segue um recente pedido semelhante à reguladora de medicamentos dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA).

Para entender a interação entre seu imunizante e o público infantil, a Moderna conduziu o estudo KidCOVE, que contou com o National Institutes of Health e a Biomedical Advanced Research and Development Authority. Segundo a empresa, os resultados da segunda fase do estudo, anunciados em 23 de março, "mostraram uma resposta robusta de anticorpos neutralizantes na faixa etária de 6 meses a menos de 6 anos, juntamente com um perfil de segurança favorável".

Quanto ao pedido à Anvisa, a Moderna pretende realizar ainda neste semestre, mas ainda não há uma data oficial. No início de abril, a agência realizou uma reunião técnica com a farmacêutica e sua representante brasileira para tratar da regularização da vacina, que atualmente não conta com autorização para uso no país.

Continua após a publicidade

Com isso, a farmacêutica Zodiac pretende negociar com o Ministério da Saúde a compra das vacinas e conquistar a autorização para aplicar o imunizante em toda a população brasileira acima dos seis meses de idade, ou seja: crianças, adolescentes e adultos.

"É nosso interesse também atuar na faixa etária dos a partir dos 6 meses. [Essa liberação] é uma necessidade, porque não existe vacina para crianças com idades de menos de 5 anos. Temos estudos, estudos robustos, para essa vacinação", diz Eduardo Issa, diretor médico da Zodiac, em nota à imprensa.

Nos EUA, a autorização para usar a vacina da covid-19 em bebês deve sair ainda em junho deste ano. Lá, o imunizante já é aplicado na população a partir dos seis anos de idade. Uma vez que tenha a autorização em mãos, a farmacêutica será a primeira a vacinar bebês dessa idade em todo o mundo.

Continua após a publicidade

A vacina da Moderna adota técnicas atuais da biotecnologia para promover a imunização contra a covid-19 e desenvolve uma vacina de RNA mensageiro: o corpo começa a produzir proteínas virais, mas não o vírus inteiro, o que é suficiente para treinar o sistema imunológico para atacar o vírus.

Fonte: O Estado de S. Paulo, NBCNews