Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mexer no celular enquanto se usa o banheiro pode causar hemorroida; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Dezembro de 2021 às 14h59

Link copiado!

GeorgeRudy/Envato
GeorgeRudy/Envato

Embora seja um hábito muito comum, mexer no celular enquanto estamos no banheiro pode causar hemorroida. Em um estudo publicado na revista científica National Library of Medicine, pesquisadores da Universidade Yuzuncu Yil (Turquia) destaca que o problema é que, quando as pessoas estão no celular, permanecem sentadas no vaso por um período muito longo.

Basicamente, as hemorroidas são veias ao redor do reto, e o problema se encontra quando essas veias dilatam e inflamam, causando dor, inchaço e sangramento. Pesquisadores turcos descobriram que esse hábito de mexer no celular enquanto se está no banheiro pode levar a um aumento da pressão na região anal e do esforço, o que consequentemente aumenta o risco da doença.

Em entrevista ao portal Healthline, a cirurgiã colorretal Dra. Karen Zaghiyan recomenda ficar sentado no banheiro apenas enquanto houver uma necessidade real. Se ficar muito tempo no vaso e a vontade não surgir, a orientação é não forçar; em vez disso, deixar o banheiro e voltar quando a necessidade aparecer novamente. A especialista menciona que o tempo ideal é 15 minutos. Um tempo muito maior pode indicar um problema de constipação.

Continua após a publicidade

Um estudo de 2017 publicado na mesma revista científica que o anterior ressalta outro risco de usar o smartphone no banheiro: contaminá-lo com bactérias fecais, algo que pode ter relação com a lavagem incorreta das mãos. Outra questão é a descarga. Os especialistas apontam que, a cada descarga, sobem várias partículas fecais, então é muito importante fechar a tampa do vaso sanitário para não infectar nada.

Sintomas e tratamentos da hemorroida

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, quando externa, a hemorroida se assemelha a varizes ou a pelotas de sangue visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos. Alguns deles envolvem:

Continua após a publicidade
  • Coceira provocada por inchaço das veias
  • Sangramento resultante do rompimento das veias anais
  • Dor durante ou após a evacuação
  • Saliência palpável no ânus

O tratamento pode envolver pomadas e supositórios, cirurgias ou uma ligadura elástica que age diretamente na veia afetada. Vale ressaltar que alguns hábitos podem ajudar a prevenir:

  • Lavar a região anal e secar com toalha de algodão
  • Dieta saudável com alimentos ricos em fibras e frutas frescas
  • Beber muito líquido e evitar bebidas alcoólicas
  • Evitar permanecer muito tempo na mesma posição
  • Caminhe sempre que possível

Fonte: National Library of Medicine (1, 2), Healthline, Sociedade Brasileira de Coloproctologia