Publicidade

Medo de agulha? O antídoto pode estar em joguinhos de RV!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Freepik
Freepik

Crianças podem sentir mais dificuldade na hora de passar por procedimentos médicos do que adultos, principalmente em intervenções mais invasivas. Pensando em combater esse problema, cientistas norte-americanos começaram a testar o uso da realidade virtual, e os resultados já vêm sendo positivos.

  • Você se submeteria a uma cirurgia com realidade aumentada? Isso já existe!Laboratório usa realidade virtual para distrair crianças durante a vacinação
  • Realidade Mista | Cirurgião brasileiro opera com HoloLens 2, da Microsoft

Jeffrey Gold, professor e um dos responsáveis pelo estudo, relatou que muitos dos pacientes nem percebem que estão tirando sangue, por exemplo. "Compare isso com uma criança que está em pânico e gritando", diz o pesquisador. "Queremos que as crianças se sintam seguras".

Os testes foram feitos em crianças que passavam pelo procedimento de inserção de cateter intravenoso periférico, o que provoca dor e estresse. Além de receberem um creme anestésico no local da aplicação para reduzir o desconforto, eles puderam brincar com um jogo em realidade virtual durante todo o processo. 

Continua após a publicidade

Com isso, eles descobriram que a diminuição da dor, então, pode ser feita sem uso de medicamentos, uma vez que o estresse é capaz de fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam, aumentando o desconforto e a dor. Além de manter as crianças mais relaxadas, os profissionais de saúde responsáveis pelos procedimentos também relataram ficar mais calmos e sentiram mais facilidade na hora de cumprir com seus trabalhos.

"A mente é incrivelmente poderosa para mudar o foco e prevenir a dor de ser registrada. Se pudermos aproveitar isso, podemos tornar a experiência muito melhor para outros filhos", diz Gold. O experimento mostrou que a diminuição do estresse não é só momentânea, como também reduz o trauma e deixa as crianças mais tranquilas no momento de voltar ao hospital.

O procedimento, claro, também pode ser ideal para adultos que sofram de fobia de agulha ou algo parecido, ainda que o foco do estudo tenha sido em crianças. Você pode conferir a pesquisa neste link

Continua após a publicidade

Fonte: Science Blog