Publicidade

Material revolucionário regenera cartilagem danificada em articulações

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Northwestern University
Divulgação/Northwestern University

Na última terça-feira (6), cientistas da Northwestern University publicaram na revista Proceedings of the National Academy of Sciences um artigo com detalhes de uma nova descoberta: um material bioativo que pode regenerar com sucesso a cartilagem nas articulações do joelho. O produto consiste em uma rede complexa de componentes moleculares que trabalham juntos para imitar a cartilagem no corpo.

Para verificar a segurança e eficácia do material, os pesquisadores aplicaram à cartilagem danificada nas articulações dos joelhos de animais, como ovelhas.

Em seis meses, já foi possível identificar evidências do reparo, incluindo o crescimento de nova cartilagem contendo colágeno II e proteoglicanos, fatores que permitem resistência sem dor nas articulações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Quando a cartilagem é danificada ou se rompe ao longo do tempo, isso pode ter um grande impacto na saúde geral e na mobilidade das pessoas. O problema é que, em humanos adultos, a cartilagem não tem uma capacidade inerente de cicatrização. Nossa nova terapia pode induzir o reparo em um tecido que não se regenera naturalmente", diz um dos autores, Samuel Stupp, em comunicado divulgado pela Northwestern.

Material que regenera cartilagem

Anteriormente, em um estudo publicado no periódico Journal of the American Chemical Society, essa mesma equipe conseguiu ativar células de cartilagem humana para aumentar a produção de proteínas que constroem o tecido.

O novo estudo traz um biomaterial híbrido, feito de um peptídeo bioativo que se liga a uma proteína essencial para o crescimento e manutenção da cartilagem — o fator de crescimento transformador beta-1 (TGFb-1).

O material também pode se ligar ao ácido hialurônico modificado, um polissacarídeo natural presente na cartilagem e no fluido que lubrifica as articulações.

No estudo, os pesquisadores injetaram o material nos defeitos da cartilagem, e viram que a nova cartilagem cresceu para preencher o defeito. O tecido reparado também mostrou uma qualidade superior em comparação com as ovelhas que não receberam o tratamento com o material.

Por que o material foi testado em ovelhas?

Continua após a publicidade

As ovelhas apresentam uma articulação complexa semelhante ao joelho humano (difícil de regenerar), por isso foram escolhidas para a realização dos testes. Joelhos de ovelha e joelhos humanos também têm similaridades em suporte de peso, tamanho e cargas mecânicas.

“Um estudo em um modelo de ovelha é mais preditivo de como o tratamento funcionará em humanos. Em outros animais menores, a regeneração da cartilagem ocorre muito mais prontamente", explica o autor.

A ideia é que o novo material possa ser aplicado às articulações durante cirurgias, no futuro, para auxiliar na regeneração da cartilagem danificada em articulações.

Materiais para regeneração do joelho

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, os cientistas têm se concentrado no desenvolvimento de materiais com essa proposta. Uma das estratégias, por exemplo, é regenerar a cartilagem do joelho através de sinais elétricos. Cientistas chineses também já desenvolveram um lubrificante sintético para reverter o desgaste na articulação dos joelhos

Fonte: Journal of the American Chemical Society, PNAS, Northwestern University

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*