Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogar videogame pode aprimorar algumas regiões do cérebro, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Julho de 2022 às 17h50

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Jogar videogame com frequência pode aprimorar determinadas regiões do cérebro, conforme mostra um estudo publicado na revista científica Neuroimage Reports. Segundo o artigo, três horas semanais de atividade acarretam efeitos benéficos na habilidade de tomar decisões.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas usaram ressonância magnética funcional (FMRI). Na prática, os participantes foram colocados dentro de uma máquina de ressonância e expostos a uma imagem com pontos em movimento. Os autores do estudo solicitaram então que esses indivíduos indicassem a direção em que os pontos estavam se movendo.

Com esse experimento, os pesquisadores descobriram que os jogadores de videogame eram mais rápidos e precisos em suas respostas. O projeto envolveu 47 participantes, sendo que 28 deles possui o hábito de jogar videogame com frequência e os outros 19 não.

Continua após a publicidade

A análise dos exames cerebrais resultantes descobriu que as diferenças estavam correlacionadas com o aumento da atividade em determinadas partes do cérebro. Assim, os autores argumentam que os videogames podem ser utilizados em intervenções terapêuticas, uma vez que essas redes cerebrais sejam identificadas.

“Esses resultados indicam que jogar videogame melhora vários dos subprocessos de sensação, percepção e decisão. Essas descobertas começam a esclarecer como o videogame altera o cérebro para melhorar o desempenho da tarefa e suas possíveis implicações para aumentar a atividade", escrevem os pesquisadores.

Fonte: Neuroimage Reports via Futurity