Publicidade

Jack Daniel's é processada após ser associada com invasão de fungos nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Março de 2023 às 20h55

Link copiado!

Amrut Roul/Unsplash
Amrut Roul/Unsplash

A expansão de uma fábrica da empresa Jack Daniel's, do grupo Brown-Forman, foi paralisada em meio a uma disputa judicial nos Estados Unidos. Moradores da cidade de Lynchburg, no condado de Lincoln, no Tennessee, alegam que as atividades envolvendo a produção do popular "uísque" — oficialmente, é considerado um bourbon, já que a destilação é feita a partir do milho — provocou uma invasão de um tipo de fungo preto na região.

Embora seja estranho pensar que a produção de bebidas cause uma invasão de fungos, esta é uma relação já conhecida pela ciência desde a década de 1870. Naquele momento, na França, foi descoberto que o fungo Baudoinia compniacensis se alimentava dos gases gerados pela bebida, enquanto ela "descansa" nos barris de carvalho envelhecido.

Basicamente, o fungo se alimenta do álcool presente no ar e pode se espalhar para locais próximos. Nesses casos, casas, prédios, estátuas, árvores, carros, placas e outros objetos próximos podem ser cobertos por uma crosta escura, como os moradores alegam ocorrer no condado. A camada pode até ser confundida com a poluição, mas é o fungo se proliferando.

Continua após a publicidade

Confira o que o fungo tem feito na cidade, segundo o jornal independente Frisch Report:

Entenda a disputa judicial e o caso envolvendo a invasão de fungos

Para entender o caso, a Jack Daniel's já tem seis armazéns, conhecidos como "casas de barris", para envelhecer uísque no condado norte-americano. Além dessas instalações, há um projeto — agora, paralisado — para a construção de um sétimo prédio para ampliar a produção local. Possivelmente, o mesmo terreno ainda poderia abrigar um oitavo.

Continua após a publicidade

No entanto, esta não é a vontade de um grupo de moradores da região. Para a BBC, a proprietária de um espaço para eventos, Christi Long, conta que o fungo tem prejudicado seus negócios, enquanto se impregna pelo prédio, portão e até árvores do local.

Inclusive, foi ela quem deu início ao entrave judicial em janeiro deste ano. Long pede que filtros sejam instalados nos armazéns, o que deve controlar a quantidade de álcool "vazada". Após analisar o caso, um juiz decretou a suspensão da construção, alegando que a obra não havia sido devidamente aprovada e novas licenças são necessárias.

Para o jornal Lexington Herald-Leader, um porta-voz da empresa disse: “Respeitamos a decisão do chanceler [emitida pela justiça] e esperamos trabalhar com o Condado de Lincoln para obtermos licenças atualizadas". Ele também acrescenta que "a destilaria Jack Daniel's continuará a cumprir os regulamentos e padrões da indústria em relação ao projeto, construção e licenciamento".

Continua após a publicidade

Fonte: BBC e Lexington Herald-Leader