Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ivermectina é ineficaz em proteger contra covid-19 grave, segundo novo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2022 às 19h10

Link copiado!

moovstock/envato
moovstock/envato

Na última sexta-feira (18), um artigo publicado na revista científica JAMA Network anunciou que Ivermectina (fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas) é ineficaz em proteger contra a covid-19 grave.

No estudo, os cientistas dividiram 490 pacientes com covid-19 em dois grupos: no primeiro, com 241 pacientes, todos tomaram o remédio, e 52 ficaram gravemente doentes. Os 249 pacientes restantes não tomaram o remédio, e apenas 43 tiveram a forma grave da doença.

O próximo passo do estudo foi comparar grupos menores de pessoas para ver se havia diferenças no fato de terem sido vacinadas contra a covid-19 ou não. Dos pacientes envolvidos na pesquisa, 51,8% tomaram as doses do imunizante. No grupo que tomou a ivermectina houve 17,7% de casos de covid grave em pacientes vacinados. Já no outro grupo, essa taxa foi de 9,2%.

Continua após a publicidade

O artigo ainda diz que, no início da pandemia, alguns estudos clínicos chegaram a sugerir a eficácia potencial da ivermectina no tratamento e prevenção da covid-19, mas os pesquisadores alegam que esses estudos tinham "deficiências metodológicas".

Nos EUA, os comprimidos de ivermectina são aprovados pela agência reguladora de medicamentos Food and Drugs Administration para tratar pessoas com doenças causadas por vermes, mas a FDA rejeita o uso do medicamento contra a covid-19. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já chegou a afirmar que Ivermectina não tem eficácia comprovada contra a doença em questão.

Fonte: JAMA Network