Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inscrições abertas | São Paulo busca voluntários para vacina contra coronavírus

Por| 15 de Julho de 2020 às 14h10

Link copiado!

Reprodução: Pixabay
Reprodução: Pixabay

Na busca por uma potencial vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), o governo de São Paulo abre nesta terça-feira (14) cadastramento para voluntários que tiverem interesse em participar dos testes da vacina da COVID-19, a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech com participação do Instituto Butantan.

No entanto, a nova etapa da pesquisa para a vacina — que traz em sua formulação o coronavírus inativado — é voltada apenas para profissionais da saúde que estejam em contato direto com casos da COVID-19. Além disso, os candidatos devem preencher uma série de critérios na hora do recrutamento, como ter registro em algum dos seguintes conselhos regionais: COREN; CRBM; CREFITO; CRF; CRM; ou CRN. A pessoa também não deve apresentar outras doenças crônicas, não estar grávida e nem estar em fase de testes para outras vacinas.

Continua após a publicidade

Após o voluntário ser aprovado na pré-seleção, ele terá acesso aos endereços dos centros de pesquisa que devem ser procurados para, então, iniciar todos os processos necessários que confirmem as declaradas. Vale lembrar que todas as informações são sigilosas durante o processo.

Entenda a fase 3

A fase 3 de teste para a vacina será inciada no Brasil na próxima segunda-feira (20) com a participação de humanos. O laboratório chinês, responsável pela fórmula, já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Ainda antes disso, o modelo experimental foi aplicado em macacos e apresentou resultados expressivos na resposta imune contra as proteínas do vírus.

Essa nova rodada de testes será realizada em nove mil voluntários no Brasil, envolvendo centros de pesquisas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Brasília, com coordenação do Instituto Butantan. O custo da testagem será de R$ 85 milhões.

Continua após a publicidade

A vacina, em testes, é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos inativos do coronavírus. Com a aplicação da dose, é esperado que o sistema imunológico de cada paciente comece a produzir anticorpos contra o vírus da COVID-19. No entanto, para o estudo, somente metade das pessoas receberá a vacina, enquanto a outra metade terá apenas um placebo, ou seja, uma substância inócua. Os voluntários não saberão o que irão receber.

Para se inscrever na pré-seleção da vacina para o novo coronavírus, o usuário pode acessar o cadastro clicando aqui.

Fonte: Agência Brasil