Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Infecção por ameba "comedora de cérebro" mata homem após nadar em lago nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Julho de 2022 às 11h49

Link copiado!

Dr. Martin D. Hicklin/USCDCP/Pixnio
Dr. Martin D. Hicklin/USCDCP/Pixnio

Um homem de 35 anos faleceu na última semana, nos Estados Unidos, após ser infectado por uma ameba "comedora de cérebros" — o protozoário Naegleria fowleri — ao nadar em um lago no estado de Iowa, em 8 de julho. O Departamento de Saúde e Serviços Sênior do estado do Missouri, onde ele residia, confirmou seu falecimento.

A infecção gerou uma meningoencefalite amebiana primária, condição rara que devasta o cérebro. O estadunidense ficou inernado em estado grave numa unidade de tratamento intensivo (UTI) desde o dia 11 de julho. O parque estadual onde o homem nadou, chamado Lake of Three Fires, no condado de Taylor, foi fechado por autoridades de Iowa após a confirmação da causa da doença.

Continua após a publicidade

Casos, infecção e cuidados

Desde 1962, outras 154 pessoas foram infectadas pelo N. fowleri e desenvolveram meningoencefalite amebiana primária, segundo levantamento feito pela imprensa dos Estados Unidos. A ameba em questão costuma habitar água doce e quente, ou seja, rios, lagos e lagoas. Quando infecta o corpo humano, ela entra pelo nariz e atinge o cérebro, onde passa a destruir o tecido do órgão.

Estágios iniciais da infecção geram sintomas como forte dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos, segundo o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) estadunidense. Com piora do quadro, os sintomas evoluem para rigidez no pescoço, convulsões e alucinações. Os primeiros sintomas podem aparecer de 1 a 9 dias após a exposição ao microorganismo.

Segundo o Departamento de Saúde Pública de Iowa, em comunicado de imprensa, o fechamento da praia é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de N. fowleri em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava na praia. Vale lembrar que a infecção pela ameba não é transmitida de uma pessoa para outra.

Continua após a publicidade

A organização ainda recomenda algumas medidas para evitar a infecção pela doença ao nadar em corpos de água natural, como fechar o nariz manualmente ou utilizando grampos especiais para natação (nose clip) e manter a cabeça acima da água por toda a atividade. Também é indicado evitar nadar em água doce quando ela estiver quente e evitar mexer nos sedimentos do fundo, principalmente em águas rasas.

Fonte: IDPH Iowa, CDC