Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Implante de gel bloqueador de esperma pode ser o novo contraceptivo masculino

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2022 às 17h16

Link copiado!

 iLexx/envato
iLexx/envato

Pesquisadores do Epworth Freemasons Hospital (Melbourne, Austrália) estão testando um novo implante de gel capaz de bloquear o esperma. A invenção tem potencial para ser o mais novo contraceptivo masculino, responsável por resolver uma questão que há muito tem sido analisada pela ciência, em busca de alternativas à vasectomia.

O novo método consiste em um hidrogel não hormonal, implantado no ducto deferente (um tubo muscular localizado no cordão espermático), que se dissolve após dois anos de uso. Basicamente, foi projetado para impedir que o esperma viaje pelos vasos sem afetar a sensação de prazer ou a ejaculação.

Os espermatozoides bloqueados naturalmente se degradam e são absorvidos. No final de sua vida útil, o hidrogel se liquefaz, removendo a barreira ao fluxo de esperma. Os testes já foram feitos em 25 pessoas, e os responsáveis contam que o gel é implantado por meio de uma injeção rápida e minimamente invasiva, juntamente com anestesia local. Ao todo, o procedimento leva menos de 30 minutos.

Continua após a publicidade

No entanto, esse ainda é o início de uma longa jornada. Os pesquisadores estimam que o estudo deve ser concluído apenas em 30 de junho de 2025. A ideia é que os participantes forneçam amostras de sêmen por três anos, para que a equipe faça uma contagem de espermatozoides.

O grupo de cientistas conta que a demanda de pacientes pelo estudo foi enorme, com todo o estudo superando as inscrições em três semanas após a abertura. "Estamos criando um contraceptivo masculino completo que é inovador e pode funcionar em todas as espécies", concluem os autores.

Fonte: Epworth via IFL Science