Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HPV: 1 em cada 3 homens convive com o vírus no mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2023 às 16h58

Link copiado!

Freepik
Freepik

A incidência do papilomavírus humano (HPV) em homens é muito maior do que o imaginado anteriormente, sendo o HPV-16 o tipo mais prevalente (5%) na população mundial masculina, segundo estudo publicado na revista científica The Lancet Global Health. No total, é estimado que mais de 30% daqueles que tenham mais de 15 anos convivam com algum dos genótipos do vírus.

Em detalhes, o estudo revela que quase 1 em cada 3 homens está infectado com pelo menos um tipo do HPV genital. Além disso, 1 em cada 5 está infectado com um ou mais daqueles tipos do HPV considerados de alto risco ou oncogênicos.

Para chegar a estes resultados, os autores realizaram uma vasta revisão sistemática e meta-análise sobre os dados globais do HPV. Foram consideradas outras pesquisas publicadas entre 1995 e 2022.

Continua após a publicidade

Qual faixa etária de homens é mais afetada pelo HPV?

Segundo a análise, a prevalência do HPV é maior entre os adultos jovens, especialmente naqueles homens que têm entre 25 e 29 anos. A partir desta faixa etária, a incidência estabiliza ou diminui, apontando para o fato dela ser menor entre os mais velhos.

Observando a distribuição global de casos do HPV, o estudo entende que a prevalência é semelhante na maioria das regiões do mundo, incluindo a América Latina, a África Subsaariana, a Europa e a América do Norte. As exceções são o Leste e o Sudeste Asiático, onde há apenas metade dos casos.

Continua após a publicidade

Vacinação contra o HPV contra o câncer

Revelando a incidência do HPV, o estudo, endossado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reforça a importância de incluir os homens nas campanhas de imunização contra o vírus, já que historicamente elas privilegiam mulheres. De modo geral, a infecção é relacionada com maiores índices de câncer, como câncer de pênis, anal e de orofaringe (parte da garganta).

Em 2018, a agência internacional de pesquisa sobre o câncer (IARC) estimou a ocorrência de 69,4 mil casos de câncer em homens associados ao HIV, sendo o HPV-16 o mais recorrente. Além dos cânceres, a infecção pode se manifestar clinicamente através de verrugas nos genitais, o que facilita a transmissão e impede o controle da doença em uma população.

Continua após a publicidade

Vacinação gratuita para o HPV

Diante desse cenário, “devemos continuar a procurar oportunidades para prevenir a infecção pelo HPV e reduzir a incidência de doenças relacionadas com o HPV tanto em homens como em mulheres”, afirma Meg Doherty, diretora dos Programas Globais de HIV, Hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS. Entre estas apostas, está a vacinação global e acessível contra a doença.

No Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação contra o HPV é gratuita para adolescentes de até 14 anos e pessoas imunossuprimidas com até 45 anos, incluindo as que vivem com HIV/aids, transplantados e pacientes oncológicos.

Fonte: The Lancet Global Health e OMS